Se inscreva agora mesmo no meu canal no Youtube para não perder nenhum vídeo: clique aqui.

Baixe o arquivo PDF aqui.
Escute no Spotify aqui.

Transcrição:

E aí, galera do Time to Learn Portuguese. Aqui é o Fabrício Carraro de novo, e no vídeo de hoje, eu vou te dar 3 dicas muito, muito importantes para melhorar a sua pronúncia em português.

São erros que eu noto claramente em estrangeiros – alunos que estão estudando o português – de tentar falar exatamente do jeito que está escrito, mas o português tem algumas diferenças, coisas que não são exatamente como você pensaria que elas seriam apenas lendo um texto, e eu vou ensinar para vocês três das mais importantes delas.

Vamos começar já com a primeira dessas coisas, o primeiro ponto para melhorar a sua pronúncia em português, que é o ‘M’ no final de uma sílaba ou no final de uma palavra.

Em muitas línguas, talvez na maioria das línguas, esse ‘M’, ele é pronunciado sempre da mesma forma, né? Juntando os lábios, “mmm mmm”, fazendo assim. Por isso, eu vejo muito frequentemente pessoas que aprendem português pronunciando algo como “bemmm”, “bommm”, “viagemmm”, “para mimmm”, coisas assim, com esses lábios fechados.

E esse som com os lábios fechados, ele existe só no começo de uma palavra ou no começo de uma sílaba. Por exemplo, a palavra “MÃE”, “MARTELO” – você junta os seus lábios e faz esse mesmo som.

Mas quando o ‘M’ está no final de uma sílaba ou no final de uma palavra, ele é pronunciado de uma forma nasal, ou seja, aqui dessa parte superior, do nariz. Por isso, você não vai juntar os lábios. Ele soa quase igual à letra ‘N’. Então, eu vou dar alguns exemplos para vocês aqui com vogais diferentes: a vogal “a”, “e”, “i” e “o”.

Então, por exemplo, “Eles VIERAM”. Olha só como é pronunciado! Ele não é pronunciado “vierammm”, ele é pronunciado “VIERAM”. Depois do “a” tem som nasal. Então, é quase um “ão”, como na palavra “não”.

Mas vamos ver alguns outros exemplos com a vogal “e”: “Eu TAMBÉM”. Olha só, minha boca tá aberta – “também”, “bem”. Ou também: “Eu fui ONTEM na festa”. Olha, vem daqui de cima. A boca está aberta: “ontem”. Olha como é parecido com o som da letra ‘N’.

Uns outros exemplos: “Eu comprei isso para MIM” – “mim”, aberto. Ou: “Eu gosto quando você faz ASSIM” – exatamente a mesma coisa. Ou então: “Ele é muito BOM” – “bom”. Ó, a boca está aberta também, ela nunca fecha para fazer esse ‘M’ no final de uma sílaba ou no final de uma palavra. Essa é a primeira dica.

Vamos agora para a segunda dica para melhorar a sua pronúncia, que é a letra ‘O’ no final de uma palavra. Ela nunca vai ser pronunciada como ‘O’, mas sempre vai ser pronunciada como ‘U’. Então, eu posso dar muitos exemplos para vocês aqui, como a palavra “COMO”: “Eu faço isso COMO eles”. Não é /CO-mo/, é /CO-mu/, é uma letra ‘U’.

Ou então: “Eu tenho muito RESPEITO por você”. Não é /res-PEI-to/, é /res-PEI-tu/, é a letra ‘U’. Ou: “Esse é um FATO real”. Não é /FA-to/, é /FA-tu/ – “É um /FA-tu/ real”.

E muitos estudantes não sabem disso. Eles só leem a palavra “fato”, “respeito”, qualquer palavra que termine com a letra ‘O’ e pronunciam com ‘O’ e, com isso, os brasileiros conseguem perceber que não é um falante nativo de português (do Brasil, claro).

E a terceira e última dica para melhorar a sua pronúncia em português é parecida com a segunda, mas aqui vai ser sobre a letra ‘L’. A letra ‘L’ tem dois sons diferentes em português. Se ela está no começo da palavra ou no começo de uma sílaba, ela sempre vai ser pronunciada como na maioria das línguas, esse som de /L/, como nas palavras “LÁPIS”, “LEÃO”, “MARTELO” – aqui, “martelo”, ela está no começo da sílaba “LO”, então, é uma pronúncia normal da letra ‘L’.

Mas se ela estiver no final de uma sílaba ou no final de uma palavra, ela também vai ter o som de ‘U’, assim como a letra ‘O’ lá no final da palavra. Então, eu vou dar alguns exemplos aqui de palavras com a letra ‘L’ no final da palavra ou também com a letra ‘L’ no meio da palavra, mas no final de uma sílaba.

Começando aqui com ela no final da palavra, um bom exemplo é a própria palavra “FINAL”. Você não fala “finaLLL”, não é assim nunca, é /fi-NAU/ (no Brasil, claro, em Portugal é diferente, mas no Brasil a letra ‘L’ no final é pronunciada como ‘U’).

Mais um exemplo: “Eu preciso de um PAPEL para escrever”. Não é /pa-PELLL/, é /pa-PÉU/, é uma letra ‘U’. Ou então, uma curiosa, que é a palavra “AZUL”. Olha só que interessante! A gente tem uma letra ‘U’, e depois, uma letra ‘L’ no final. Você não fala /a-ZULLL/, você fala /a-ZUU/, é como uma letra ‘U’ um pouco mais longa, dois ‘U’s juntos, algo mais ou menos assim.

E também, agora, alguns exemplos com a letra ‘L’ no meio da palavra, mas no final de uma sílaba. Você pode dizer para alguém: “Tenha CALMA”. Olha só, a palavra “calma”, a primeira sílaba é “cal” e a segunda sílaba é “ma”. Então, ela está no final da primeira sílaba, antes de uma consoante. Por isso, ela é lida como ‘U’: /CAU-ma/, /CAU-ma/.

Mais um exemplo: “A minha ALMA é imortal”. Parecido com “calma”, aqui, a palavra “alma”. E um outro, último exemplo: “Eu gostei muito desse FILME”. Não é /FILLL-mi/, é /FIU-mi/, uma letra ‘U’, um som de letra ‘U’, claro. Você escreve com a letra ‘L’, mas tem o som de ‘U’.

Essa foi a terceira dica para melhorar a sua pronúncia em português, e eu espero que você não cometa mais nenhum desses erros e que o seu português realmente melhore e chegue no próximo nível.

E claro, chegando aqui no final do nosso vídeo, como sempre, se você quiser colaborar com o canal “Time to Learn Portuguese”, eu tenho um Patreon! E você pode colaborar com o valor que você quiser, que você acha que o canal merece, para eu continuar sempre fazendo vídeos novos interessantes, com a legenda para vocês lerem em português, com o arquivo PDF, tudo totalmente grátis. O link do Patreon está aqui na descrição desse vídeo.

E você pode baixar também na descrição do vídeo o meu ebook e audiobook “COMO APRENDER PORTUGUÊS”, para você realmente aprender as melhores técnicas que eu usei e ainda uso para aprender línguas estrangeiras e você pode aplicar elas para aprender português.

Mas por hoje é isso, galera. Até a próxima! Tchau tchau.