Se inscreva agora mesmo no meu canal no Youtube para não perder nenhum vídeo: clique aqui.

Baixe o arquivo PDF aqui.
Escute no Spotify aqui.

Transcrição:

E aí, galera do Time to Learn Portuguese. Aqui é o Fabrício Carraro de novo, e no vídeo de hoje, a gente vai ver algumas palavras em português que elas são homófonas. (O) que que que significa isso? Isso é quando as palavras têm exatamente o mesmo som, mas elas têm um significado diferente e, geralmente, são escritas de forma diferente também. A gente vai ver aqui 6 pares de palavras que seguem essa regra.

Primeiro, começando aqui com as palavras ACENTO e ASSENTO. Como você viu, a pronúncia é exatamente igual, exatamente a mesma, mas o significado dessas duas palavras é muito diferente. A primeira, que é ACENTO com a letra C, ela é aquele sinal gráfico que fica em cima das palavras, em português, por exemplo, em outras línguas também, como o francês, o italiano, muitas línguas na verdade têm esses ACENTOS. A gente tem, por exemplo, a palavra CÉU em português, que tem o acento agudo, esse que vai para cima e para a direita. A gente tem também a palavra VOCÊ, que tem o acento circunflexo. Enfim, isso é um ACENTO com a letra C.

Mas existe também a palavra ASSENTO com dois S’s. Exatamente o mesmo som, mas esse ASSENTO com dois S’s é uma cadeira. É geralmente um lugar aonde você se senta que fica em transporte público, por exemplo, em um ônibus, em um trem, em um avião; ou também, em um lugar de acesso público, como em um cinema, em um teatro; isso sempre vai ser chamado de ASSENTO em português. Ou também, às vezes, de “POLTRONA”, mas você vai encontrar essas duas variações muito frequentemente.

O segundo par de palavras são as palavras CAUDA e CALDA, também têm o mesmo som. A primeira, que é CAUDA com a letra U, ela se refere à parte traseira de alguns animais, que também é chamada de “RABO”, ou seja, essa coisa pequena que fica atrás deles. Isso é uma CAUDA. Então, você pode dizer que “O rato tem uma CAUDA muito longa”, ou “A CAUDA do gato estava se mexendo”.

E a outra palavra, a CALDA com a letra L – você já aprenderam aqui no canal que esse “L”, quando ele vem no meio da palavra seguido por uma consoante ou então no final da palavra, ele sempre vai ter o som de U, exatamente o mesmo som de U – essa CALDA com L é como um creme que você coloca por cima de um bolo, por exemplo, ou então por cima de um croissant. Geralmente é algo doce. Então, você pode dizer que você “fez um bolo coberto com CALDA de chocolate”.

O terceiro par vai ser as palavras ALTO e AUTO. A primeira palavra, ALTO com L (novamente esse L com som de U), ela vai falar sobre o tamanho de uma pessoa. Então, você pode dizer que “O Kobe Bryant era muito alto”, por exemplo.

Já a palavra AUTO com a letra U, ela vai ser colocada geralmente na frente de outras palavras, de outros substantivos ou adjetivos, e ela vai indicar algo sobre “você mesmo”, ou sobre aquela pessoa sobre quem você está falando, sobre “ela mesma”. Seria “SELF” em inglês. Então, você pode comprar “um livro de AUTOAJUDA”; fazer um “AUTORRETRATO”; ou então, dizer que uma palavra é AUTOEXPLICATIVA, ou seja, você não precisa explicar, ela própria, ela mesma já se explica, ela já é clara o bastante.

Mas galera, interrompendo aqui esse vídeo na metade para pedir com muito carinho para você dar um LIKE nesse vídeo se você está gostando, se você está aprendendo coisas novas. E também, se inscrever aqui no meu canal Time to Learn Portuguese, que isso sempre me ajuda muito.

E também, se você quer apoiar o canal, Time to Learn Portuguese, você pode se inscrever no meu Patreon. O link está aqui na descrição desse vídeo, ou então, lá na Bio do meu Instagram, também Time to Learn Portuguese. Mas vamos voltar para o vídeo agora.

O quarto par vão ser as palavras CEM e SEM. A primeira palavra, CEM, escrita com a letra C, ela é o número, né, que é 10 vezes 10, o número que vem depois de 99. Então, você pode pedir para alguém: “Você pode me emprestar 100 reais?”. Mas também tem a palavra SEM com a letra S, e ela é o contrário de “COM”, ou seja, você pode pedir “um café SEM açúcar”, você não quer açúcar.

O quinto par vão ser as palavras CONCERTO e CONSERTO. Novamente aqui com essa diferença da letra C para a letra S. Um CONCERTO com a letra C, ele é um espetáculo, um show. Pode ser uma apresentação musical, de um grupo musical, uma banda. Mas essa palavra não é muito usada na fala, ela é mais usada na escrita, na literatura. Na fala, a gente costuma usar a palavra “SHOW” no Brasil.

E um CONSERTO com a letra S vai ser usado quando você tem um aparelho, geralmente eletrônico, por exemplo, um computador, um celular, e ele quebrou, ele não funciona mais por algum motivo, e você vai levar ele para “CONSERTAR”, vai levar ele no CONSERTO, ou seja, no reparo. É essa atitude de “consertar”, de “reparar”, de “arrumar” um produto, um eletrodoméstico que estava quebrado, que não estava funcionando muito bem.

E por último, o sexto e último par vão ser as palavras CESTO e SEXTO, novamente com essa diferença do C e do S. O CESTO escrito com a letra C, ele é um recipiente aonde você coloca coisas. Você pode ter um “CESTO de piquenique”, por exemplo, e lá você coloca as coisas que você vai levar para esse piquenique. Ou então, um “CESTO de roupa suja”, onde você coloca todas as suas roupas sujas, usadas para lavar.

Já a palavra SEXTO com a letra S – e olha que ela é escrita com a letra X no meio, né? Então, são duas diferenças: o primeiro, que a gente já viu, é CESTO com C e S no meio; esse aqui é SEXTO com S no começo isso e X no meio, mas a pronúncia é exatamente igual – e ele se refere ao número ordinal que vem depois do 5º (quinto), ou seja, você tem uma corrida, por exemplo, e aí, você tem o campeão, que chegou em 1º (primeiro) lugar; depois, medalha de prata para o 2º (segundo); medalha de bronze para o 3º (terceiro); aí, você vai ter o 4º (quarto), o 5º (quinto) e o 6º (sexto), a pessoa que chegou em sexto lugar. E esse aqui, claro, é o sexto par de palavras homófonas que a gente vai ver hoje.

Mas galera, espero que vocês tenham gostado, que tenham aprendido várias coisas novas. Novamente, dá um LIKE nesse vídeo, se inscreve no canal, sempre ajuda muito. Se você quer aprender realmente português, usar os melhores métodos que os poliglotas também usam, você pode baixar totalmente grátis o meu ebook e audiobook “COMO APRENDER PORTUGUÊS” aqui na descrição do vídeo no YouTube.

Beleza, pessoal? Então, até a próxima! Tchau tchau.