Se inscreva agora mesmo no meu canal no Youtube para não perder nenhum vídeo: clique aqui.

Baixe o arquivo PDF aqui.
Escute no Spotify aqui.

Transcrição:

E aí, galera do Time To Learn Portuguese. Aqui o Fabrício Carraro de novo, e no vídeo de hoje eu vou falar sobre 7 coisas que você não deve fazer no Brasil, 7 erros que você não deve cometer quando você estiver visitando o Brasil ou morando no Brasil também. Eu espero que seja um vídeo mais divertido, mais engraçado, e que vocês usem algumas dessas dicas, claro, mas outras são simplesmente para ensinar para vocês, passar para vocês um pouco da cultura nossa no Brasil, beleza?

Então, começando aqui com o primeiro desses erros, no Brasil pode ser um erro ser pontual, chegar no horário marcado nas coisas. [♫♩Estou 10 anos atrasado ♫♩] É um estereótipo muito real sobre brasileiros, que os brasileiros estão sempre atrasados, sempre chegam atrasados nos lugares, nas festas, etc., e eu acredito que seja verdadeiro esse estereótipo, mas tão verdadeiro que hoje em dia é comum você marcar alguma coisa já para 1 hora antes de quando você espera que as pessoas comecem a chegar.

Por exemplo, você vai fazer uma festa na sua casa e você quer que as pessoas cheguem às 6 horas, mais ou menos, né, 5:30, 6 horas da tarde… você marca a festa para as 5 horas da tarde, ou 4:30 da tarde, porque você sabe que ninguém quer ser a primeira a pessoa a chegar na festa. A não ser que seja o seu melhor amigo, melhor amiga, familiar, mas mesmo assim é muito comum.

As pessoas marcam o horário às 5 da tarde porque elas querem que as pessoas comecem a chegar, ali, umas 5:30, 6 da tarde mais ou menos. Então, claro, no seu trabalho, você tem que ser pontual, se você vai encontrar uma pessoa, um amigo você… é melhor que você seja pontual, é claro. Mas se você vai na casa de alguém em uma festa, ou então um evento, por exemplo, é muito normal e até esperado que você se atrase algo ali entre 30 minutos até uma hora, depende do contexto.

O segundo erro que você não deve cometer no Brasil é esperar que todas as pessoas falem em inglês. Isso é uma coisa que é muito comum não só no Brasil, mas eu acho que na maioria dos países do mundo, até mesmo na Europa, por exemplo, né? Alguns países falam um nível de inglês muito bom, então, se você for para a Holanda, para a Suécia, para a Noruega, eu acho que você pode realmente esperar que todos vão falar inglês em um nível muito bom, ou a maioria das pessoas pelo menos.

Mas quando você vai para outros países como Espanha, Itália, França, Alemanha, isso não necessariamente é verdade. Muitas pessoas falam inglês em um nível muito básico ou absolutamente não falam, não se sentem seguras falando inglês, e isso é verdade para o Brasil também. Você vai encontrar pessoas que falam inglês, principalmente os mais jovens, em cidades maiores como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza, etc., mas pessoas mais velhas ou pessoas em cidades menores, a probabilidade de eles falarem inglês é muito menor.

Então, eu recomendo que você estude aqui com o Time To Learn Portuguese, aprenda a falar português pelo menos em um nível, ali, básico, pré-intermediário, se você quiser visitar o Brasil de uma forma plena e ter um contato muito maior com os brasileiros e com a cultura do Brasil.

O terceiro erro que você não deve cometer no Brasil é não tomar banho todos os dias. Isso também é um estereótipo que nós brasileiros temos de pessoas que moram no norte, né, nos Estados Unidos, na Europa, principalmente na França, existia esse estereótipo no Brasil que europeus não tomam banho todos os dias ou não tomam muitos banhos, e no Brasil é quase obrigatório você tomar banho todos os dias, porque no geral faz muito calor.

Você vai sair na rua, você vai em um restaurante, qualquer lugar que você vá, no metrô, no ônibus, durante o verão, durante a primavera e o outono, é muito calor na maior parte do Brasil. Claro, eu sou de São Paulo e faz muito calor, não importa se é primavera, verão, outono. Pode ser que tenha muitos dias que, no meio do inverno, talvez, está fazendo 30 graus.

Então, é muito comum no Brasil você tomar banho todos os dias, às vezes até duas vezes por dia, principalmente no verão, né? Tomar um banho de manhã e um banho de noite antes de dormir em lugares mais quentes como o Rio de Janeiro, o nordeste do Brasil, o norte do Brasil, mas pelo menos um banho por dia, porque se você tomar menos do que isso, pode começar a situação a cheirar mal.

O quarto erro que você não deve cometer no Brasil é falar mal de arroz e feijão. [♫♩Como arroz e feijão ♫♩] Esse aqui, claro, é um erro um pouco mais divertido, porque no Brasil é muito comum a maioria das pessoas comer diariamente arroz, feijão, e aí mais alguma coisa que, em São Paulo, a gente chama de MISTURA, essa outra coisa, né? Então, uma carne, um frango, um peixe, vegetais, salada, etc. Mas a base de um prato brasileiro é sempre o arroz e o feijão.

E eu sei que isso é muito estranho para pessoas de outros países, estrangeiros que vão morar no Brasil por um tempo e recebem todos os dias, ali, ou quase todos os dias arroz com feijão e alguma outra coisa. E para eles isso é estranho, né, que no Brasil a gente come quase todos os dias essas coisas. E eles não estão acostumados, porque em outros países a culinária ela é diferente e ela é mais variada durante a semana, né? Então, você muda totalmente o prato que você come de um dia para o outro ou a cada dois dias.

No Brasil, é normal pelo menos cinco vezes por semana você comer arroz, feijão e mais alguma coisa para praticamente todas as refeições, para o almoço e para o jantar. E aí, claro, cada região vai ter as suas particularidades, cada família também.

Na minha família, a gente comia muito comida italiana também. Então, dois dias por semana, ali, dois ou três dias, você mesclava com outras coisas. Então, por exemplo, o almoço era arroz, feijão e carne e o jantar era uma lasanha ou um prato de espaguete, algo nesse sentido. Mas também era muito comum o almoço ser arroz, feijão e bife e o jantar também ser arroz, feijão e bife, e no dia seguinte, arroz, feijão e frango, e no dia seguinte, peixe ou alguma outra coisa assim. E por ser algo tão tradicional, tão intrínseco da cultura brasileira, melhor você pensar duas vezes antes de reclamar sobre isso.

O quinto erro que você não deve cometer no Brasil é cumprimentar uma mulher com um aperto de mão. Claro, esse aqui também é um erro um pouco mais divertido, e isso muda muito, varia muito de acordo com a região, com a pessoa, é claro, e com a sua situação.

Então, no seu trabalho, você vai conhecer a sua chefe, claro, você pode cumprimentar ela com um aperto de mão ou simplesmente dar um “oi” assim, de longe. Mas quando você vai, por exemplo, em uma festa com amigos, ou em um restaurante conhecer um casal novo de amigos, né? Alguém vai te apresentar para uma pessoa nova. Você, sendo um homem ou sendo uma mulher, e você vai conhecer uma nova pessoa que é uma mulher, é muito comum, 99% das vezes, você cumprimentar com um beijinho só, assim… na bochecha.

Claro, isso também depende de acordo com a região. Em São Paulo, de onde eu sou, a gente dá um beijinho. Então, você só chega na pessoa “Oi, muito prazer, eu sou o Fabrício”. Mas em outros lugares são dois beijinhos. Então, no Rio de Janeiro, por exemplo, alguns outros estados, são dois beijinhos. Então, você faz “Oi, prazer, eu sou o Fabrício”, são dois em vez de um.

E isso pode soar um pouco machista, mas enfim, é assim que a cultura funciona no Brasil, e é algo que talvez possa mudar um pouco agora por causa da situação da pandemia, da COVID, pessoas usando máscara, né? Não ficando mais tão próximas umas das outras. Mas até um ano atrás, dois anos atrás, antes da pandemia, era assim. Então, seria estranho você conhecer uma pessoa nova, uma mulher nova, e você cumprimentar ela com aperto de mão. O mais comum seria com um ou dois beijinhos.

O sexto erro que você não deve cometer no Brasil é jogar o papel higiênico na privada, no vaso sanitário. É uma coisa muito estranha, talvez um pouco nojenta até, mas isso tem razões históricas, porque quando as tubulações, os encanamentos da maioria das cidades do Brasil foram construídos, foram usados alguns materiais não muito bons.

Então, por causa disso, se você for ao banheiro fazer o número 1, o número 2, e você se limpa com papel, em outros países é muito comum você simplesmente jogar esse papel dentro da privada, dentro do vaso sanitário, e aí, dar a descarga. Mas você não pode fazer isso no Brasil, porque você pode causar um problema muito grande para o dono dessa casa, pode entupir a privada, o vaso sanitário, começar a sair água de dentro, sair muitas coisas, porque o encanamento, a tubulação não é muito boa.

Por isso, o que a gente faz é ter um pequeno balde de lixo do lado do vaso sanitário. Então, você faz as suas coisas, se limpa e joga esse papel sujo dentro dessa sacola de lixo que está ao lado do vaso sanitário. E aí, quando essa sacola estiver cheia, você fecha ela e joga fora, joga no lixo. E como eu disse, eu sei que isso pode parecer muito estranho e um pouco nojento, eu concordo que é um pouco nojento, mas se você não fizer isso e se você jogar o papel no vaso sanitário, você pode causar um problema muito grande.

E por último, o sétimo e último erro que você não deve cometer no Brasil é não usar protetor solar, principalmente se você tiver a pele um pouco mais branca, mas mesmo se você tiver a pele um pouco mais escura, é muito bom você usar filtro solar no Brasil, principalmente se você for para a praia ou se você for para lugares, cidades mais quentes como no nordeste, no norte, o Rio de Janeiro, ali o centro-oeste também, que é muito quente, porque o sol no Brasil, você pode achar que talvez hoje não está fazendo tanto sol, ou “Ah, não precisa, eu vou na praia ficar, ali, meia hora, uma hora e já vou para casa, não preciso de protetor solar”, mas o sol no Brasil é realmente muito forte.

E eu já vi isso acontecer com várias pessoas estrangeiras, que elas chegam na praia ou chegam em uma cidade tranquilas, acham que não precisam usar, e no final do dia ou depois de duas, três horas, elas estão completamente vermelhas, queimadas, têm que ir na farmácia comprar um creme anti-queimadura, porque isso realmente afetou elas. Então, tome cuidado com isso e use protetor solar.

Mas por hoje é isso, galera. Eu espero que vocês tenham gostado, que tenham se divertido aqui comigo com esse vídeo e conhecido um pouco mais da cultura brasileira.

E como eu sempre digo, se você quiser apoiar o canal Time To Learn Portuguese, você pode ir no meu Patreon! O link está aqui na descrição, e você pode ali colaborar com o valor que você quiser, que você achar válido para eu continuar sempre fazendo vídeos novos aqui, com legenda, com arquivo PDF, com o site para te ajudar a aprender português.

E outra maneira de te ajudar a aprender português é com meu e-book e audiobook “COMO APRENDER PORTUGUÊS”, que é totalmente GRÁTIS. Você pode encontrar ele também totalmente grátis aqui na descrição desse vídeo no YouTube ou na Bio do meu Instagram: @TimeToLearnPortuguese.

Mas por hoje é isso, galera. Até a próxima, tchau tchau.