Se inscreva agora mesmo no meu canal no Youtube para não perder nenhum vídeo: clique aqui.

Baixe o arquivo PDF aqui.
Escute no Spotify aqui.

Transcrição:

E aí, galera do Time To Learn Portuguese. Aqui é o Fabrício Carraro de novo, e no vídeo de hoje, a gente vai aprender a falar de uma maneira um pouco mais educada em português, a ser mais polidos, que é usando as formas “O SENHOR” e “A SENHORA”.

Você que já fala português mais ou menos bem, conhece já os pronomes pessoais, né, o “VOCÊ” ou até mesmo o “TU”, seja em português do Brasil ou em Portugal, esses pronomes são usados para falar de uma maneira mais informal no dia a dia, ou mesmo de uma maneira neutra, que não é super formal, mas também não é informal. Você pode usar o pronome VOCÊ para falar com seu chefe, por exemplo, não tem problema nenhum. É muito comum, é exatamente assim que a gente fala no Brasil.

Mas existe essa outra forma também que é “O SENHOR” para homens e “A SENHORA” para mulheres, que é usada principalmente para falar com pessoas mais velhas, geralmente acima dos 60 anos de idade, talvez até acima dos 70 anos de idade. E claro, isso depende muito da pessoa com a qual você vai estar falando, porque tem pessoas, que mesmo mais velhas, elas não gostam de ser chamadas de “O SENHOR” ou “A SENHORA”, porque parece exatamente que você está chamando ela de velha.

Mas essa forma, “O SENHOR” e “A SENHORA”, também pode ser usada por atendentes em uma loja, por exemplo, ou um garçom, uma garçonete em um restaurante. Eles podem falar com você usando “O SENHOR” e “A SENHORA” mesmo se você for mais jovem.

Então, pessoas com mais de 30 anos, 40 anos, já podem talvez ser chamadas de “O SENHOR” e “A SENHORA” quando forem em um restaurante ou então em uma loja, nesse contexto onde uma pessoa vai te atender, vai te servir. Mas como eu mencionei, na sua vida normal, você só vai usar isso principalmente para falar com pessoas acima dos 60 ou dos 70 anos de idade.

Vamos ver alguns exemplos aqui para você entender como usar essa forma e também ver a conjugação que é usada com ela, que eu já vou adiantar aqui, é a mesma conjugação que você usa com o “VOCÊ”. Então, é muito fácil, muito tranquilo.

Então, em uma conversa normal você pode perguntar para uma pessoa: “Você mora aqui nessa cidade?”, por exemplo, mas se for uma pessoa mais velha, você vai perguntar: “O senhor mora aqui nessa cidade?” para um homem ou “A senhora mora aqui nessa cidade?” para uma mulher, ou seja, você usa o artigo, “O” ou “A”, e aí a palavra “SENHOR” ou “SENHORA”. E tudo isso junto vai ser como se fosse um pronome pessoal, assim como “TU”, assim como “VOCÊ”.

Um outro exemplo, em uma loja, por exemplo, ou mesmo em um restaurante, como eu mencionei, é muito comum um garçom ou uma garçonete vir falar com você para perguntar se alguém já falou, já te deram o cardápio, o menu, por exemplo, e eles podem perguntar de uma maneira mais informal ou neutra: “Você já foi atendido?”, mas eles podem também usar essa forma mais formal, mais educada e dizer: “O senhor já foi atendido?” ou “A senhora já foi atendida?” para um homem ou para uma mulher.

E aí, se for, por exemplo, um casal ou um grupo de pessoas, eles vão usar a forma do plural, que seria “OS SENHORES”. Então: “Os senhores já foram atendidos?”. Claro, exatamente como você usaria “Vocês já foram atendidos?” de uma maneira mais neutra ou de uma maneira mais informal também. E é claro, usa a mesma conjugação do VOCÊS, do ELES e do ELAS.

Mas por hoje é isso, galera. Eu acho que vai ser muito fácil para vocês aprenderem essa forma nova, porque, realmente, a conjugação é exatamente a mesma, e você só vai usar ela com pessoas de um grupo de idade muito específico.

Como eu sempre digo, se você quer apoiar o canal Time To Learn Portuguese, você pode ir lá no meu Patreon, o link está aqui na descrição, e você pode apoiar aqui o canal com o valor que você quiser, o quanto você achar que vale. E também tem meu ebook e audiobook “COMO APRENDER PORTUGUÊS” com as melhores dicas, os melhores métodos que eu usei e uso para estudar outros idiomas estrangeiros e que você pode usar também para estudar o português mais a fundo.

Beleza, galera? Então, muito obrigado, por hoje é isso. Até a próxima, tchau tchau.