Se inscreva agora mesmo no meu canal no Youtube para não perder nenhum vídeo: clique aqui.

Baixe o arquivo PDF aqui.
Escute no Spotify aqui.

Transcrição:

E aí, galera do “Time to Learn Portuguese”. Aqui é o Fabrício Carraro de novo, e no vídeo de hoje, eu vou explicar para vocês como conjugar verbos regulares em português no Presente.

Mais para o futuro a gente vai ter outros vídeos também explicando como conjugar verbos regulares no passado também, no Pretérito Perfeito e no Imperfeito, mas hoje a gente vai ver o mais básico, o mais inicial, que é falar sobre o Presente, que você provavelmente já conhece, mas eu quero fazer esse vídeo aqui de qualquer forma para fixar esse conhecimento na sua cabeça, ou para quem ainda não sabia, para quem fala um pouco de português, mas ainda não conhecia muito bem a regra.

Vamos começar então falando que emportuguês a gente tem três tipos de verbos, que são os verbos ‘AR’, os verbos ‘ER’ e os verbos ‘IR’. E você pode me perguntar: “O que que é isso, Fabrício?”. É uma coisa muito característica do português e algumas outras línguas também, que você sabe que uma palavra é um verbo no infinitivo porque ela termina com essas duas letras, ou ‘AR’, ou ‘ER’, ou ‘IR’.
E aí, a conjugação desse verbo vai ser diferente se for um verbo terminado em ‘AR’, se for um verbo terminado em ‘ER’, ou se for um verbo terminado em ‘IR’.

Então vamos começar aqui primeiro pelos verbos terminados em ‘AR’, que são os mais comuns, eu acredito. Os verbos ‘ER’ também são muito comuns, e os verbos ‘IR’ um pouco menos.

Mas começando aqui pelos verbos terminados em ‘AR’, eu vou usar para explicar aqui só os pronomes mais comuns no Brasil, que são:

Eu – primeira pessoa.
Você – segunda pessoa.
Ele/ela – terceira pessoa.

Esses três no singular. Depois:

Nós/a gente
Vocês – segunda pessoa do plural
Eles/elas – terceira pessoa do plural

Existem alguns outros pronomes também em português, como o “tu” ou “vós”, mas eles não são muito usados no Brasil, só em algumas regiões e, mesmo assim, tem muitas regiões que usam a conjugação errada com o pronome. Por exemplo, eles usam o pronome “tu”, mas usam a conjugação do “você”. Por isso eu prefiro sempre explicar essa conjugação mais comum no Brasil, porque vai ser um pouco mais abrangente, e também para não confundir para quem está estudando.

Então, começando aqui, um verbo regular terminado em ‘AR’ é “falar”, por exemplo, que seria “to speak”, em inglês, ou “to talk” também. Eu vou colocar uma tabelinha aqui para você poder acompanhar o que eu estou falando. E começando pela primeira pessoa do singular, seria: “eu falo”, ou seja, você remove essa terminação ‘AR’, essas duas últimas letras e você coloca a letra ‘O’ no lugar. Quando você faz isso, indica que é a conjugação da primeira pessoa do singular, do “eu”, então “eu falo”.

Depois, a gente vai para “você”, que seria: “você fala”, então você tira a terminação “AR” e você coloca essa terminação “A”. Essa conjugação “fala”, terminado em ‘A’, é a conjugação da terceira pessoa do singular, na verdade.

Então, você vai notar que sempre “você” vai ter a mesma conjugação que “ele” e “ela”, que são a terceira pessoa do singular. Portanto, você vai ter: “você fala – ele fala – ela fala”, os três são exatamente iguais.

E tem mais um pronome, que ele também usa essa conjugação da terceira pessoa do singular, o “fala”, mas ele indica a primeira pessoa do plural, ou seja, ele é um sinônimo de “nós”, que é o “a gente”. Então, mais informalmente, é muito comum o uso desse pronome “a gente”.

Então, recapitulando aqui: “eu falo, você fala, ele fala, ela fala, a gente fala”.

Então você vê, (são) os quatro aqui, são exatamente iguais. Mas continuando aqui, como eu falei, “a gente” é um sinônimo de “nós”. Os dois equivalem à primeira pessoa do plural, e “nós” tem uma conjugação diferente, e aí vai ser “-amos”, a terminação “-amos”. Então: “nós falamos.”
Você remove essa terminação ‘AR’ do verbo no infinitivo e coloca a terminação “amos” para indicar que é a primeira pessoa do plural relativo a “nós”. Então: “nós falamos”.

E aí, finalmente, a gente vai ter a segunda pessoa do plural, que é “vocês” – “vocês falam”. Então você tira a terminação “AR” e coloca “am” no lugar. Então: “vocês falam”.

E a terceira pessoa do plural também é exatamente a mesma coisa. Então: “eles falam, elas falam.”

Então você pode ver que, na verdade, é muito fácil conjugar verbos regulares em português no Presente. Você precisa aprender só quatro formas diferentes, quatro conjugações diferentes, e não seis ou sete. É muito, muito fácil mesmo.

Então, recapitulando tudo novamente: “eu falo, você fala, ele fala, ela fala, nós falamos/a gente fala, você falam, eles falam”.

Tranquilo, né? Vamos ver mais um verbo terminado em ‘AR’, só para você poder confirmar que realmente essa é a conjugação correta para verbos regulares terminados em ‘AR’.

Vamos usar o verbo ‘estudar’, “to study” em inglês. Então: “eu estudo”, igual né? “Eu falo, eu estudo” Você tira o final ‘AR’, coloca ‘O’ no lugar, indicando a primeira pessoa do singular.

Continuando: você estuda, ele estuda, ela estuda, a gente estuda, nós estudamos, vocês estudam, eles estudam, elas estudam.

Então você pode ver que eles seguem exatamente a mesma regra.

Vamos continuar aqui agora então para os verbos terminados em ‘ER’, em “E + R”, que a conjugação é parecida, mas vai mudar um pouquinho. Vamos usar primeiramente aqui o verbo ‘comer’, “to eat” em inglês.

E começando já pela primeira pessoa do singular: “eu como”. Então, é a mesma coisa, é exatamente igual aos verbos terminados em ‘AR’. Você tira o ‘ER’, nesse caso, do verbo ‘comer’, coloca ‘O’ no lugar – “falo”, “como” – é exatamente igual.

Continuando aqui a segunda pessoa do singular: “você come”. Aqui já muda um pouquinho, porque antes você tirava o ‘AR’ e colocava ‘A’ no lugar: “falar” -> “fala”; “estudar” -> “estuda”.

Aqui você tira o ‘ER’ e você coloca ‘E’ no lugar. Muito fácil, né? Muito lógico! Então: “você come, ele come, ela come, a gente come”. Você só coloca o ‘E’ no lugar, e não o ‘A’, mas faz sentido, né?

Verbos terminados em ‘AR’, você colocava a letra ‘A’. Aqui, verbos terminados em ‘ER’, você coloca a letra ‘E’. Muito fácil.

Continuando, “nós comemos” – lá você colocava a terminação “amos”, aqui muda para “emos”, então “comemos”. E aí, indo para a segunda pessoa do plural e para terceira pessoa do plural: “vocês comem, eles comem, elas comem”. Para os verbos terminados em ‘AR’ era “am” no final, aqui é “em”. Muito fácil, muito lógico também.

Vamos ver mais um verbo terminado em ‘ER’, novamente só para confirmar que essa regra funciona. A gente vai ver o verbo ‘beber’, que seria “to drink” em inglês. Então: “eu bebo, você bebe, ele bebe, ela bebe, a gente bebe, nós bebemos, vocês bebem, eles/elas bebem”.
Então, é exatamente a mesma regra dos verbos regulares terminados em ‘ER’, assim como o verbo ‘comer’.

E por último a gente tem os verbos terminados em ‘IR’, que eles são menos comuns, mas é muito fácil, porque a conjugação deles é quase igual à conjugação dos verbos terminados em ‘ER’. Então você só vai mudar uma coisa.

Vamos usar o verbo ‘abrir’ aqui como exemplo, começando: “eu abro”, segue a mesma regra, primeira pessoa do singular é sempre ‘O’ no final. Então, “eu abro, você abre, ele/ela abre, a gente abre”.

Então você vê que é exatamente a mesma regra dos verbos terminados em ‘ER’ até aqui. Você simplesmente remove a terminação ‘IR’ e coloca a letra ‘E’ no lugar, continuando: “nós abrimos”, essa vai ser a única conjugação que é diferente, então em vez de colocar “emos”, você coloca ‘imos”, mas o resto vai ser exatamente igual.

Então, continuando: “vocês abrem, eles/elas abrem” – “em” no final, exatamente como dos verbos ‘ER’.

Então você pode ver que é muito fácil conjugar esses verbos regulares em português, tanto os verbos ‘AR’, quanto os verbos ‘ER’, quanto os verbos ‘IR’.

Mas pessoal, eu espero que vocês tenham aprendido alguma coisa nova aqui nesse vídeo, e se quiser mais dicas, baixa o meu ebook e audiobook “Como Aprender Português”, totalmente grátis aqui na descrição desse vídeo.

Então, por hoje é isso, pessoal!
Até a próxima. Tchau, tchau.