Se inscreva agora mesmo no meu canal no Youtube para não perder nenhum vídeo: clique aqui.

Baixe o arquivo PDF aqui.
Escute no Spotify aqui.

Transcrição:

E aí, galera do Time to Learn Portuguese. Aqui é o Fabrício Carraro de novo, e no vídeo de hoje a gente vai falar sobre um outro tempo verbal em português, que é o Futuro, que eu acho que é o tempo verbal mais fácil que existe. Vocês vão entender por quê. Bom, a coisa mais interessante do português é que a gente tem duas formas principais de formar o Futuro, mas a gente praticamente sempre só usa uma delas, que é a mais fácil. A forma oficial, que geralmente você aprende nos livros de gramática, é a forma conjugando o próprio verbo.

Então, você tem, por exemplo, um verbo regular como o verbo FALAR. Você sabe que no Presente é: EU FALO, VOCÊ FALA, ELE/ELA FALA, NÓS FALAMOS, etc. E no Pretérito Perfeito, a gente também já aprendeu, era: EU FALEI, VOCÊ FALOU, ELE/ELA FALOU, NÓS FALAMOS, ELES FALARAM, enfim…

No Futuro, a gente pode fazer dessa forma também. E aí, segue aquelas regras que a gente já aprendeu antes, que era: verbos terminados em –AR, verbos terminados em –ER e verbos terminados em –IR.

Então, FALAR é um verbo terminado em –AR. As formas dele seriam: EU FALAREI (você só adiciona –EI no final),VOCÊ FALARÁ, ELE/ELA FALARÁ, A GENTE FALARÁ (então, você simplesmente adiciona  –Á com o acento agudo para indicar o estresse, para indicar que a silaba tônica agora é essa, a última). E aí: NÓS FALAREMOS (terminação –EMOS), VOCÊS FALARÃO (terminação –ÃO, então é o –A com o til e a letra –O no final, igual na palavra NÃO) e ELES/ELAS FALARÃO.

Para um verbo terminado em –ER como o verbo COMER, por exemplo, é exatamente a mesma coisa. Então: EU COMEREI (só a terminação –EI), VOCÊ COMERÁ, ELE/ELA COMERÁ, NÓS COMEREMOS (exatamente a mesma terminação -EMOS), VOCÊS COMERÃO, ELES/ELAS COMERÃO (também exatamente igual, –ÃO no final).

E um verbo terminado em –IR como ABRIR também vai ser exatamente a mesma coisa. Você pega o verbo no infinitivo e adiciona essas terminações. Então: EU ABRIREI, VOCÊ ABRIRÁ, ELE/ELA ABRIRÁ, NÓS ABRIREMOS, VOCÊS ABRIRÃO, ELES/ELAS ABRIRÃO.

É muito fácil, como eu falei antes. Eu acho que é o tempo verbal com a terminação mais fácil. Muito mais fácil que o Pretérito Perfeito, por exemplo. Mas uma coisa que eu mencionei é que a gente tem duas formas em português de formar o Futuro, certo? E essa forma que eu acabei de ensinar para vocês, ela quase nunca é usada. Especialmente na fala. Eu acho que na minha vida eu nunca usei essa conjugação na fala em português.

Na escrita, em um texto, talvez em algumas situações você pode usar. Vai ser uma escrita um pouco mais elegante, mais formal, está tudo bem. Mas na fala, no dia a dia, nunca você vai usar. E isso independente se você está falando com sua namorada, com seu namorado, com seu chefe, com o presidente, com a rainha. Você nunca vai usar essa forma na fala, a forma do Futuro conjugado.

Mas a gente vai usar sempre uma outra forma, que ela usa um auxiliar. Esse auxiliar é o verbo IR conjugado no Presente. Você lembra da conjugação do verbo IR? Ele é um verbo irregular, então vamos ver aqui novamente. É: EU VOU, VOCÊ VAI, ELE/ELA VAI, A GENTE VAI, NÓS VAMOS, VOCÊS VÃO, ELES/ELAS VÃO. Então, você vai usar essas conjugações aqui do verbo “IR” como um auxiliar, e o verbo que você realmente quer criar a forma do Futuro, ele vai estar na forma do INFINITIVO, ou seja, aquela forma que termina em –AR , em –ER ou em –IR.

Então, usando os mesmos verbos que a gente viu anteriormente aqui, as formas usadas no Futuro para o verbo FALAR, por exemplo, vão ser: EU VOU FALAR, VOCÊ VAI FALAR, ELE/ELA VAI FALAR, A GENTE VAI FALAR, NÓS VAMOS FALAR, VOCÊS VÃO FALAR, ELES/ELAS VÃO FALAR. Você viu que fácil? Você simplesmente usa a conjugação do verbo IR como um auxiliar, mais ou menos como em inglês existe o WILL, né? I WILL GO, HE WILL GO, SHE WILL DRIVE e assim por diante. Em português é bem parecido. Em espanhol também existe essa forma, né? YO VOY A HABLAR. Mas em português não existe a letra A ali no meio. É simplesmente EU VOU FALAR.

E aí, usando o verbo COMER que a gente também viu, vai ser exatamente a mesma coisa: EU VOU COMER, VOCÊ VAI COMER, ELE/ELA VAI COMER, A GENTE VAI COMER, NÓS VAMOS COMER, VOCÊS VÃO COMER, ELES/ELAS VÃO COMER. Então, essa é a forma que é usada 100% das vezes na fala em português para formar o Futuro. Então, se você quiser, você pode esquecer aquela conjugação que eu ensinei aqui no começo desse vídeo, na primeira parte desse vídeo, e aprender simplesmente aqui a forma com o auxiliar “IR”, que essa é a forma que todos os brasileiros vão usar para falar no dia a dia.

Mas galera, eu espero que vocês tenham gostado desse vídeo, que tenham aprendido coisas novas. Se você aprendeu, dá um like nesse vídeo, se inscreve no meu canal. E também como eu mencionei já em vídeos anteriores, eu tenho um Patreon agora. Então, se você quer apoiar o Time To Learn Portuguese, é só entrar no link aqui na descrição desse vídeo, tem lá “Patreon Time To Learn Portuguese”, e apoiar mensalmente, se você quiser é claro, para eu continuar a produzir conteúdo em português totalmente GRÁTIS para vocês. Os vídeos, podcast, o site, as legendas, o PDF, tudo grátis. Se você quiser, você pode me apoiar no Patreon.

E também, eu tenho o meu e-book e audiobook “COMO APRENDER PORTUGUÊS”, que você pode baixar também aqui na descrição desse vídeo ou na Bio do meu Instagram, @TimeToLearnPortuguese, para você aprender os melhores métodos que eu usei e uso ainda para aprender outras línguas estrangeiras, e você pode usar para aprender português.

O audiobook tem mais ou menos 40 minutos de áudio em português, e o e-book vai ser uma transcrição completa desse audiobook em português e também a tradução dele para inglês. Então, você pode escutar o audiobook lendo o texto em português ao mesmo tempo, é um ótimo método para você aprender uma língua nova. E se você não entender alguma coisa, você pode ler na tradução em inglês que está no e-book também.

Mas por hoje é isso, galera. Até a próxima! Tchau tchau!