Se inscreva agora mesmo no meu canal no Youtube para não perder nenhum vídeo: clique aqui.
Baixe o arquivo PDF aqui.
Escute no Spotify aqui.
Transcrição:
E aí, galera do Time to Learn Portuguese. Aqui é o Fabrício Carraro de novo, e no vídeo de hoje eu vou explicar para vocês como conjugar verbos no Pretérito Perfeito em português, que esse tempo verbal, o Pretérito Perfeito, ele vai falar sobre o passado. Na maioria dos casos ele vai ser equivalente ao SIMPLE PAST do inglês, ou seja, vai indicar uma coisa que aconteceu pontualmente no passado, mas não só isso, é claro. Em alguns outros casos ele vai ser equivalente a outros tempos verbais do inglês. Mas a gente está aqui para aprender sobre as conjugações desse tempo verbal para verbos regulares.
Como eu já falei em um vídeo anterior aqui no canal Time To Learn Portuguese, a gente tem em português 3 tipos de verbos diferentes. Os verbos terminados em –AR, os verbos terminados em –ER e os verbos terminados em –IR, e a conjugação deles vai mudar, vai ser diferente se for um verbo –AR, um verbo –ER ou um verbo –IR. E hoje eu vou ensinar todas essas diferentes conjugações para vocês.
Começando aqui pelos verbos terminados em –AR, por exemplo, FALAR, ESTUDAR, que são os verbos que a gente vai usar aqui como exemplo. E como eu mencionei no outro vídeo também, eu vou usar os pronomes mais comuns ao redor do Brasil que são EU, VOCÊ, ELE/ELA, A GENTE/NÓS, VOCÊS E ELES/ELAS. Existem alguns outros pronomes em português como o TU e o VÓS, mas eles não são tão usados assim no Brasil, e mesmo quando eles são usados, por exemplo o TU, ele muitas vezes vai ser usado com a conjugação errada, com a conjugação do VOCÊ. Então por isso, para não confundir vocês, eu vou usar só o VOCÊ aqui como pronome principal.
Então, começando aqui com os verbos terminados em –AR, a gente vai usar o verbo FALAR como exemplo. Então, na primeira pessoa do singular você vai remover esse –AR do final do infinitivo e você coloca –EI no lugar. Então seria EU FALEI, traduzindo seria como I SPOKE, I TALKED, algo mais ou menos assim, indicando o passado simples aqui.
Continuando, para VOCÊ, ELE/ELA e A GENTE, eles todos usam a conjugação da terceira pessoa do singular, que você remove a terminação –AR do infinitivo e você coloca –OU no lugar. Então VOCÊ FALOU, ELE FALOU, ELA FALOU e A GENTE FALOU. Esse A GENTE, se você não lembra, ele é equivalente a NÓS. Ele é uma forma mais informal de você dizer a palavra NÓS.
Continuando aqui, NÓS, você diz NÓS FALAMOS. E se você pensar, essa terminação –AMOS é exatamente igual à terminação do NÓS do Presente. Então NÓS FALAMOS pode ser tanto no Presente quanto no Pretérito Perfeito, e isso você vai saber pelo contexto. Se essa palavra, se essa conjugação está falando sobre o Presente ou sobre o Pretérito Perfeito, porque é exatamente igual.
E aí indo para a segunda e terceira pessoas do plural, VOCÊS FALARAM, ou seja, você remove –AR e coloca –ARAM. E aí: ELES FALARAM, ELAS FALARAM. Então novamente, exatamente como no Presente, você precisa aprender só 4 formas diferentes, 4 conjugações.
Recapitulando aqui EU FALEI, VOCÊ FALOU, ELE/ELA FALOU, A GENTE FALOU, NÓS FALAMOS, VOCÊS FALARAM, ELES /ELAS FALARAM. Muito fácil, muito tranquilo.
Vamos usar mais um verbo aqui, o verbo ESTUDAR, que também é terminado em –AR, só para confirmar que essa regra funciona. Então, EU ESTUDEI, VOCÊ ESTUDOU, ELE/ELA ESTUDOU, A GENTE ESTUDOU, NÓS ESTUDAMOS, VOCÊS ESTUDARAM, ELES/ELAS ESTUDARAM. Muito fácil, muito tranquilo e funciona.
Vamos agora começar com os verbos terminados em –ER, em E-R, que a conjugação para eles vai ser um pouco diferente, mas não é difícil. Então vamos usar o verbo COMER aqui como exemplo, TO EAT em inglês, e começando aqui, na primeira pessoa do singular: EU COMI. Então você remove a terminação –ER e coloca a letra I, EU COMI.
VOCÊ COMEU, remove a terminação –ER e coloca a terminação –EU. E aí, exatamente como antes, essa é a terminação da terceira pessoa do singular, na verdade, mas a gente usa também para o VOCÊ e para o A GENTE. Então aqui seria VOCÊ COMEU, ELE COMEU, ELA COMEU e A GENTE COMEU. Muito fácil, né? Então lá era –OU aqui é –EU.
Continuando, NÓS COMEMOS. Novamente, exatamente igual à conjugação do Presente, né? NÓS COMEMOS pode ser no Presente ou no Pretérito Perfeito, e o contexto vai indicar qual é o tempo verbal que está sendo usado.
Então continuando aqui, VOCÊS COMERAM. Para os verbos terminados em – AR era –ARAM, e aqui é –ERAM. Então, muito fácil, você só coloca a letra E no lugar, VOCÊS COMERAM, ELES COMERAM, ELAS COMERAM. Perfeito, tranquilo.
Vamos tentar aplicar agora para um outro verbo também regular, também terminado em –ER, que é o verbo BEBER. Então vamos relembrar as regras. Primeira pessoa era a letra I, né? Então EU BEBI, VOCÊ BEBEU, ELE/ELA BEBEU, A GENTE BEBEU, então todos esses têm a terminação –EU. NÓS BEBEMOS, VOCÊS BEBERAM, ELES/ELAS BEBERAM. Novamente, muito fácil, muito tranquilo, acho que não vai ser um problema para vocês se lembrarem disso.
E por último a gente vai ver os verbos terminados em –IR, que são menos verbos, mas a regra da conjugação também é muito parecida. Então, a gente vai usar aqui o verbo ABRIR como exemplo, que significa TO OPEN em inglês. E começando aqui pela primeira pessoa do singular EU ABRI, ou seja, terminação –I exatamente igual à terminação dos verbos terminados em –ER. Lá era BEBER, EU BEBI. Aqui ABRIR, EU ABRI. Muito fácil.
Continuando, VOCÊ ABRIU. Lembra que nos verbos –ER era –EU a terminação? Então VOCÊ BEBEU, ELE BEBEU, ELA BEBEU, A GENTE BEBEU. Aqui é –IU, então você troca o –E pelo –I. Então VOCÊ ABRIU, ELE/ELA ABRIU, A GENTE ABRIU.
E continuando, NÓS ABRIMOS. Antes era –EMOS, aqui é –IMOS. VOCÊS ABRIRAM, ELES ABRIRAM. Também muito parecido com os anteriores, né? Para os verbos terminados em –AR era a terminação –ARAM; para os verbos terminados em –ER era a terminação –ERAM; e aqui, para os verbos terminados em –IR é a terminação –IRAM. Muito tranquilo, muito fácil, não vai ser um problema para vocês.
E claro, tem muitos verbos irregulares também em português. O verbo SER, o verbo ESTAR, o verbo FAZER, o verbo DAR, e você vai precisar realmente memorizar a conjugação desses verbos irregulares, mas eu espero que nesse vídeo de hoje você tenha aprendido bem a conjugação dos verbos regulares no Pretérito Perfeito e nunca mais esqueça isso na sua vida.
E só lembrando que se você quer realmente reforçar o seu português, quer levar o seu português para o próximo nível, você pode baixar aqui grátis o meu e-book e audiobook, que tem quase 40 minutos de áudio no audiobook, tudo em português. E no e-book você vai poder acompanhar com a transcrição, ou seja, você vai escutar o audiobook lendo a transcrição em português no e-book, e também, se você não entender alguma coisa, no e-book também tem a tradução para o inglês. Ou seja, você tem o pacote completo aí e totalmente grátis.
Você pode baixar aqui na descrição desse vídeo ou lá na Bio do meu Instagram @TimeToLearnPortuguese. Então por hoje é isso pessoal, até a próxima, tchau tchau!