Se inscreva agora mesmo no meu canal no Youtube para não perder nenhum vídeo: clique aqui.

Baixe o arquivo PDF aqui.
Escute no Spotify aqui.

Transcrição:

E aí, galera do Time to Learn Portuguese. Aqui é o Fabrício Carraro de novo, e o vídeo de hoje vai ser um pouco diferente. Vai ser uma simulação ou um “role play”, como falam em inglês, que talvez te ajude quando você estiver no Brasil ou talvez em Portugal também, Angola, outros países, a reservar uma mesa em um restaurante.

Você quer ir jantar com o seu namorado, com a sua namorada, com a sua família, ou até mesmo sozinho ou sozinha, e aí geralmente você tem que ligar para o restaurante primeiro para reservar uma mesa, porque muitos restaurantes não aceitam se você simplesmente chegar lá sem ter uma reserva.

E é isso que eu vou tentar ensinar aqui para vocês hoje fazendo uma simulação, no meu caso aqui para uma família de quatro pessoas. Então, o pai, a mãe e dois filhos. Então, vamos começar?

[CLIENTE] “Alô, é do restaurante Califórnia?

[ATENDENTE] “Sim, pois não? ”

[CLIENTE] “Ah então, eu estou ligando porque eu estava querendo ir comer aí no domingo à tarde talvez com a minha família, e eu queria saber se é preciso reservar ou não. Se é só chegar mesmo.”

[ATENDENTE] “Não, senhor. A gente pede que as pessoas geralmente façam uma reserva antes para vir aqui sem ter nenhum problema, para não se preocupar em ter mesa vazia ou não, não ter que esperar.”

[CLIENTE] “Ah, perfeito. Então, eu vou querer reservar uma mesa para quatro pessoas. Seria eu, minha esposa e meus dois filhos. ”

[ATENDENTE] “Quatro pessoas… Domingo o senhor falou, né?”

[CLIENTE] “Isso, domingo pela tarde. Poderia ser umas… ali, duas horas da tarde mais ou menos.”

[ATENDENTE] “Deixa eu ver aqui na agenda, senhor… Ok, às duas da tarde a gente tem uma mesa, sim, para quatro pessoas.”

[CLIENTE] “Ah, perfeito. Então pode reservar.”

[ATENDENTE] “Perfeito senhor, alguma coisa a mais?”

[CLIENTE] “Sim sim. Na verdade, eu queria saber… porque é a primeira vez que eu vou aí no seu restaurante com a minha família, e eu queria saber como é que funciona com estacionamento. Vocês têm um estacionamento próprio ou tem que deixar em alguma rua perto? Você podia me indicar a rua onde eu tenho que estacionar?”

[ATENDENTE] “Não, senhor. Não se preocupa. A gente tem um estacionamento próprio. O senhor pode deixar aqui com o valet, ele estaciona para o senhor, e aí no final ele te devolve o carro. Não tem problema nenhum.”

[CLIENTE] “Ah, perfeito! Maravilha. E como eu vou com meus filhos, eu queria saber se você tem aquelas cadeirinhas especiais para crianças. Um deles já é um pouco mais velho, tem 6 anos, então ele pode se sentar na cadeira normal, mas o outro ainda é criança, ele tem 1 ano e meio, então seria melhor se ele se sentasse na cadeirinha.”

[ATENDENTE] “Ah, perfeito, que bom que o senhor falou já. Então, eu já vou reservar essa mesa já com uma cadeirinha para criança, para bebê, para não ter problema de faltar na hora, de alguma outra pessoa já estar usando.”

[CLIENTE] “Ah, maravilha. Isso já me ajuda muito. E mais uma coisa, a minha esposa, atualmente ela está com algumas restrições alimentares, e eu queria saber se vocês só servem comidas com carne ou se vocês têm outro tipo de comida também.”

[ATENDENTE] “Ah, não se preocupa, senhor. A gente tem, claro,  as comidas com carne, churrasco e tudo mais, que são a especialidade da casa, mas nós temos também opções vegetarianas e opções veganas também. Então, para pessoas que tenham alguma restrição não vai ser um problema. Nós temos também pão sem glúten. Então, realmente, nós estamos adaptados para qualquer tipo de paladar.”

[CLIENTE] “Maravilha! E só para saber, qual que é o prato que mais sai geralmente, que você me recomendaria?

[ATENDENTE] “Bom, senhor… Eu acho que o prato mais popular aqui na verdade não é um prato, mas seria o rodízio de churrasco, que aí o senhor paga um valor fixo e os garçons vão passar na mesa, na sua mesa, da sua família, para te dar os diferentes tipos de carne. Então, a gente tem picanha, tem filé mignon, maminha, alcatra… Tem realmente muitos tipos diferentes de carne. Mas, por exemplo, para a sua esposa, eu recomendaria a lasanha de berinjela, que é um dos pratos que também sai com muita frequência aqui, um prato vegano. E para os seus filhos também, nós temos opções para crianças. Então, temos batata frita, hambúrguer, um macarrão com um molho não muito apimentado, sem muito tempero, porque o gosto… o paladar da criança é um pouco diferente mesmo. Só para o bebê que nós não vamos ter muitas coisas.”

[CLIENTE] “Ah não, sem problema, não se preocupa. Para o meu filho mais novo, a minha esposa ainda está amamentando ele, então ele não vai comer nada aí. Ele só vai estar junto com a gente. Então, acho que é isso. Qual que é o seu nome?”

[ATENDENTE] “Meu nome é André, senhor.”

[CLIENTE] “Maravilha, André. Então, até domingo às duas da tarde. Tchau tchau.”

Mas bom, galera, espero que vocês tenham gostado, que vocês tenham achado interessante essa conversa mais ou menos natural, e que te ajude, caso você vá ao Brasil, a Portugal, ou outro país, se você precisar reservar uma mesa em um restaurante.

E bom, como sempre eu falo aqui, agora eu tenho um Patreon. Se você quiser apoiar aqui o canal Time To Learn Portuguese a ter sempre novos vídeos, com PDF, com legenda, é só me apoiar. O link está aqui na descrição.

E também, você pode baixar totalmente grátis o meu e-book e audiobook “COMO APRENDER PORTUGUÊS”, que tem todas as dicas e os melhores métodos para você realmente melhorar o seu português, que são os métodos que eu usei e ainda uso para aprender e para melhorar as outras línguas estrangeiras que eu falo, né? Então, o italiano, o russo, o espanhol, o polonês, o grego, o hebraico, o alemão, etc.

Mas por hoje é isso, galera. Até a próxima, tchau tchau!