Se inscreva agora mesmo no meu canal no Youtube para não perder nenhum vídeo: clique aqui.

Baixe o arquivo PDF aqui.
Escute no Spotify aqui.

Transcrição:

E aí, galera do Time To Learn Portuguese. Aqui é o Fabrício Carraro de novo, e o vídeo de hoje também vai ser um pouco diferente, porque nele eu vou ler um conto, uma história para vocês, que ela foi escrita por um grande amigo meu, o Josadarck Coutinho.

Ele é um grande escritor, realmente, escreve contos, poesias, histórias mais curtas, no geral, isso desde os tempos da universidade e antes também, mas eu queria apresentar aqui para vocês uma dessas obras dele que eu gosto muito.

E claro, eu vou fazer uma versão um pouco simplificada, porque ele escreve de uma maneira mais literária, usando às vezes palavras mais difíceis, conjugações mais difíceis também, que eu acho que não são tão necessárias para o momento que vocês estão agora de aprendizado de português. Talvez no futuro, quando o português de vocês estiver melhor, vocês possam ir atrás da versão original, ou de livros no original em português também, como a gente já recomendou anteriormente aqui.

Mas hoje eu decidi ler pra vocês essa versão um pouquinho mais simplificada para atingir um público um pouco maior, mais pessoas poderem entender o conteúdo do texto. Então, eu vou ler ele aqui, é claro, eu não sei tudo de memória, mas eu espero que vocês gostem muito.

Começa aqui, como eu falei, texto de Josadarck Coutinho, se chama “Comunicação Divina”.

“Começou com uma leve chuvinha, daquelas que nem fazem as pessoas apertarem o passo (andarem mais rápido). Não demorou para a chuva piorar. Quando sentiu o pesado pingo no seu pescoço, ele estremeceu e resmungou. Odiava chuva. Mas ela ficou ainda pior, e as gotas começaram a machucar!

Ele não demorou para se esconder debaixo do primeiro toldo que encontrou, esperando que a chuva logo passasse. Mas ela não passou. Não parava de aumentar. Parecia que o mar inteiro caía do céu! Ele começou a ficar preocupado: “Será que eu fechei as janelas antes de sair de casa?”

Em quinze minutos, a água tinha começado a molhar os seus joelhos! “Como sobe rápido!”, resmungou. Foi então que ele sentiu algo bater nas suas pernas. Uma garrafa. Dentro dela, achou um pequeno papel enrolado. Ele o abriu e começou a ler a mensagem:

“Espero que, desta vez, a mensagem tenha chegado a você em mãos. Como é complicado falar com você!

Deixe-me apresentar: aqui quem fala é Deus.

Como você deve imaginar, eu não posso me apresentar ao vivo. Está contra as leis do Universo (que eu mesmo criei!). Isso poderia causar um verdadeiro holocausto…

E exatamente por causa disso, eu venho tentando falar com você por meios convencionais, como eu sempre fiz com os outros. Mas eu nunca tive tantos problemas!

Eu comecei com a maneira que eu mais costumo usar. Apareci para você em sonhos.

Mas no dia seguinte, você acordou dizendo à sua mulher que precisava tirar férias, que estava tendo sonhos muito estranhos.

Eu percebi que não daria certo.

Eu parti então para o rádio. Talvez você se lembre do dia que, depois de uma estranha interferência, saiu das caixas de som uma voz dizendo:

– E agora Deus tem uma mensagem para você… –

E você mudou de estação resmungando:

– Comerciais insuportáveis! –

Outra interferência na nova estação e:

– Você tentou fugir, mas agora Deus tem uma mensagem para você… –

E você disse, desligando o som:

– E não é que esses caras estão ficando realmente bons nisso… parece até que é comigo mesmo! –

Eu mudei de método…

Tentei ligar para você no mínimo umas três vezes, mas da última vez que eu liguei, o seu filho me disse:

– Deus!?!? Mas que demora para ligar!!! Aqui é o Pinóquio! E aí, quando eu vou virar um menino de carne e osso!?

Eu desisti…

E vendo que já estava ficando sem alternativas, resolvi fazer um curso de informática, depois que me disseram aqui no céu que era um método muito popular na terra.

Eu te mandei mais de cem e-mails com um remetente claríssimo: [email protected]

Muitos voltaram. Você me marcou como spam, por acaso?

Eu te adicionei no Instagram, no Facebook, mas fui bloqueado e acusado de ser falso. O que acontece com vocês aí na Terra? Problemas de confiança? Eu achei essa internet o pior método de comunicação que já inventaram…

Sem alternativas rápidas, só me restou essa maneira arcaica: uma mensagem na garrafa! Eu espero que ela tenha chegado a tempo…

Agora, vamos! Você tem muito trabalho a fazer!

Eu já encomendei o dilúvio com São Pedro e estou pagando em dez vezes. Não tenho mais como cancelar os cheques! A Arca demore talvez uns seis meses para chegar depois que você fizer o seu pedido. Para recolher um casal de cada espécie de animal vai te dar muito trabalho, com os veganos e o Greenpeace.

Agora, eu vou te passar todas as instruções detalhadas, passo a passo, para que nenhum detalhe saia errado:

Primeiramente, você deve…”

Lia Noé, com os olhos arregalados de espanto, enquanto a água já chegava na altura do seu pescoço…”

É isso, pessoal. Eu espero que vocês tenham entendido aqui esse texto, esse conteúdo original, autêntico em português. Claro, como eu falei, uma versão um pouco simplificada, mas eu espero que vocês gostem.

E se você quiser, se você gostou, mande um comentário aqui falando obrigado para o Josadarck Coutinho, dizendo o que você achou da história desse conto. Se você quer que eu leia mais contos, mais histórias como essa aqui no futuro.

E bom, como sempre eu deixo aqui na descrição o link do meu Patreon, se você quiser continuar a apoiar o canal Time To Learn Portuguese, para o canal continuar sempre com novos vídeos, novos conteúdos, o PDF com a transcrição completa de todas as aulas, mas também, você pode baixar TOTALMENTE GRÁTIS o meu ebook e audiobook “COMO APRENDER PORTUGUÊS” para você conhecer realmente os melhores métodos para aprender essa língua a fundo.

Mas por hoje é isso, pessoal. Até a próxima, tchau tchau!