Se inscreva agora mesmo no meu canal no Youtube para não perder nenhum vídeo: clique aqui.

Baixe o arquivo PDF aqui.
Escute no Spotify aqui.

Transcrição:

E aí, galera do Time to Learn Portuguese. Aqui é o Fabrício Carraro de novo, e o vídeo de hoje vai ser mais um daquela série BRASILEIROS RESPONDEM. E vai ser um vídeo muito especial porque hoje a gente vai falar sobre música. Música brasileira, música internacional. Eu vou perguntar para eles quais são os estilos musicais preferidos deles e também os artistas preferidos, que podem ser artistas brasileiros ou podem ser também artistas internacionais.

E algumas dessas pessoas trabalham na MusicDot, que é uma empresa parceira da empresa que eu trabalho, e eles tem cursos de instrumentos musicais. Então, se você quer aprender a tocar violão, a tocar guitarra, baixo, bateria, cantar também, tem curso de tudo isso lá na MusicDot.com.br.

Mas é claro, como sempre, eu vou começar comigo, dando a minha opinião. Eu, Fabrício, eu sou um grande, grande fã de ROCK. É o meu estilo musical preferido, muito mais do que qualquer outro. Se você olhar a minha playlist do Spotify, por exemplo, é basicamente 90% só de rock. E eu gosto tanto de rock um pouco mais calmo, pop rock, coisas como Coldplay, Radiohead, ou até brasileiros também, como Legião Urbana. Mas eu também gosto de coisas mais pesadas, até de heavy metal em alguns casos como o Angra, por exemplo, Edu Falaschi, Alter Bridge.

E eu acho muito difícil escolher, como… uma música preferida, mas eu acho que a minha banda preferida é o Foo Fighters, porque eu sou muito fã deles desde que eu era ali… criança, adolescente, pré-adolescente, e eu cresci escutando os CDs deles. Eu acho que o Dave Grohl é um cara fantástico, e eu gosto muito, muito mesmo das músicas deles. Inclusive, já fui até em um show do Foo Fighters em São Paulo, que foi o show da minha vida provavelmente.

Mas é claro, eu gosto de outras coisas também, Pearl Jam, Mumford & Sons, coisas brasileiras também, Lulu Santos é um cara muito legal. Antigamente tinha o CPM 22, que era muito bom também. O Jay Vaquer, que é brasileiro e tem um som muito legal, muito interessante. Scalene, que é uma banda um pouco mais pesada brasileira, também muito boa. Enfim, eu poderia ficar aqui por horas falando sobre música, que é um dos temas que eu sou mais apaixonado, mas eu vou deixar agora os outros brasileiros responderem a essa pergunta.

Leandro Ferreira – Professor de Baixo

Meus estilos musicais favoritos são o rock; a música popular brasileira, principalmente do Nordeste, por exemplo, o FORRÓ, e também gosto muito de REGGAE music. Principalmente depois que eu virei professor de música, eu me tornei muito mais versátil. Quando eu era muito jovem eu gostava somente de rock, porém agora eu consigo escutar qualquer tipo de música e me divertir bastante ouvindo. Sou bem versátil mesmo. Gosto inclusive de músicas de outros países, música latina, música SERTANEJA raiz do Brasil, que é da época dos meus pais, da época do povo caipira.

Falando um pouco dos artistas e das bandas que eu mais gosto, eu tenho até uma tatuagem, gosto muito de Red Hot Chilli Peppers, sou muito fã, e comecei a tocar contrabaixo por causa deles. Gosto muito de Beatles, de Incubus, que é uma banda da Califórnia que tem um som bem legal, P.O.D uma outra banda de rock bem legal. Das antigas, gosto muito do Bad Company. E também, pensando em FUNK/SOUL, gosto muito das bandas dos anos 70, por exemplo, Stevie Wonder, Michael Jackson, The Brothers Johnson, também gosto muito da Sister Sledge e do Chic, são grupos de FUNK, e SOUL e DISCO dos anos 70 e 80 que eu acompanho até hoje. Escuto mesmo o repertório deles.

Marianna Soter – Professora de Canto

Qual estilo de música que eu mais gosto? Poxa, é difícil responder essa pergunta, porque ao longo da vida a gente vai passando por vários momentos, né? E muitos momentos da minha vida ficaram ligados a estilos de músicas diferentes, né? Eu cresci numa casa com bastante música, né? Meu pai gostava muito de CHORINHO, minha mãe gostava muito de MPB, mas eles gostavam de Rock também, e principalmente de Beatles. Então, eu cresci ouvindo Beatles em casa, conheço toda a discografia. Ao longo da adolescência eu fui enveredando bastante para o ROCK  também. Então, eu gosto muito de Queen, gostava de Iron Maiden, que é tipo METAL. Gostava de bandas também de NEW AGE, de rock dos anos 80, né? Smiths, The Cure, ne? Bandas INDIE, bandas…enfim. Mas aí eu fui crescendo e também fui apreciando outros tipos de estilo. Quando eu fiquei um pouquinho mais jovem assim, eu entrei no conservatório, e aí eu tive mais contato com o JAZZ. Me apaixonei pela cantora Ella Fitzgerald, tive contato com a ÓPERA, tive contato com bastante coisa da MPB, né? Da nossa música brasileira, enfim. Então, eu acho que o meu gosto é uma grande miscelânea aí de estilos.

Pedro Lopes – Professor de Piano/Teclado

Meu estilo de música predileto é o FUNK/SOUL, o GROOVE, né, que a gente fala, que a gente brinca bastante entre os músicos, né? Aquela música com Groove, com balanço, dançante, que faz a gente se divertir bastante independentemente de estar entendo letra, a mensagem que está sendo passada, eu gosto muito. Esse estilo banda, que tem um dos maiores expoentes aí o James Brown, e depois tudo o que veio depois dele. Então, adoro James Brown; The J.B.’s, que era a banda de apoio do James Brown, que tem muitos trabalhos desses…daquele Groove raiz mesmo, que repete muitas vezes as mesmas coisas, músicas grandes, às vezes de quinze minutos, e tem uma certa sensação um pouco tribal, de transe mesmo, né? Que você fica envolto naquela repetição, que é muito interessante, eu gosto bastante.

Mas também gosto de outras coisas como Earth Wind and Fire, Tower Of Power, e outros grandes artistas, nomes do FUNK/SOUL mundial. Gosto muito também do JAZZ, e daí também para a parte de improvisação, que é algo que eu gosto muito, uma sonoridade mais rebuscada, uma sonoridade mais difícil. Então, para a gente que estuda música, geralmente gosta de JAZZ também, que tem sempre detalhes novos para você aprender. Gosto de grandes pianistas daí, como Chick Corea, Oscar Peterson. Aqui no Brasil, esse Jazz brasileiro, o Amilton Godói, César Camargo Mariano, André Mehmari, grandes artistas que tocam no Jazz, que a gente chama de Jazz brasileiro, dessa Bossa Nova misturada com SAMBA, com Jazz e tudo isso.

Raul Mendes – Professor de Guitarra

Bom, eu não gosto muito de colocar a música nesse quadrado aí dos estilos, mas é uma coisa meio que inevitável, então a gente tem que meio que subdividir os grupos aí, enfim…. Eu gosto da música em maneira geral, então gosto de ROCK, gosto de POP, né?  Mas onde está mesmo ali..o coração bate mais forte é na música brasileira, né? Não só instrumental, mas a cantada também, as músicas regionais e no Jazz também. De artistas prediletos que eu curto bastante é o pessoal de Minas Gerais, né? Que é o Clube da Esquina ali, que tem Milton Nascimento, Lo Borges, Flávio Venturini, Toninho Horta. Na música instrumental também tem Lula Galvão, Hélio Delmiro, que são excelentes músicos, guitarristas. O que mais? Salomão Soares, que é mais recente, é um baita pianista. Vanessa Moreno. E aí no Jazz, os consagrados, né? Miles Davis, John Coltrane, Sonny Rollins também curto bastante, John Scofield, Joe Pass… é muita gente. Belê?

Rodrigo Régis – Cantor e Compositor

Bom, eu sou de uma geração que foi (e ainda é até hoje) muito bombardeada pela informação, neé Então, eu sempre tive e ainda tenho muitas referências, né? De estilos muito variados. Na minha juventude eu tive minha fase roqueiro, tive uma fase hippie também na adolescência. Mas hoje, acho que o que sintetiza melhor o meu trabalho é a chamada Música Popular Brasileira, né, ou a sigla MPB, e os artistas que acercam esse estilo é… Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Moraes Moreira. E grupos como os Novos Baianos, A Cor do Som. Então, acho que… hoje eu acho que o que influencia mais o meu trabalho mesmo é a chamada MPB. Valeu!

Mas bom, voltando aqui, eu espero que vocês tenham gostado desse vídeo, pessoal. E escrevam aqui nos comentários – em português, é claro – qual é o seu estilo musical preferido (se você tem um ou mais de um também, se você gosta de música brasileira, se você conhece artistas brasileiros, é fã de algum brasileiro. Tem muitos, né? Caetano Veloso, Anitta, Michel Teló, até. Tem muitos famosos. Mas escrevam aqui nos comentários, sempre em português, é claro.

E como eu sempre digo aqui, agora eu tenho um Patreon. Então, se você quiser apoiar o Time To Learn Portuguese, é só entrar no link que tem aqui na descrição ou na Bio da minha página do Instagram e me apoiar para eu continuar esse trabalho aqui, sempre com vídeos GRÁTIS, legendas, PDFs grátis para vocês. E também, se você quiser aprender português com os melhores métodos, pode baixar o meu e-book e audiobook “COMO APRENDER PORTUGUÊS” completamente grátis aqui também na descrição do vídeo ou lá na Bio do Instragram.

Mas por hoje é isso galera. Até a próxima. Tchau tchau!