Se inscreva agora mesmo no meu canal no Youtube para não perder nenhum vídeo: clique aqui.
Baixe o arquivo PDF aqui.
Escute no Spotify aqui.
Transcrição:
E aí, galera do “Time to Learn Portuguese”. Aqui é o Fabrício Carraro de novo e no vídeo de hoje a gente vai ver os 10 verbos mais importantes em português.
Claro, talvez tem outros verbos que também são muito importantes pra quem está começando a aprender português, pra quem quer ver exemplos também, mas hoje eu vou focar em 10 que são muito, muito importantes, muito, muito especiais.
Então vamos começar direto aqui com o primeiro verbo, que provavelmente é o primeiro verbo que você aprende em quase qualquer língua, que é o verbo ‘ser’; que em português: “eu sou – você é – ele é – nós somos – eles são – vocês são”.
E aí, você vai usar pra muitas coisas, então: “Eu sou brasileiro”, ou então “Você é americano” – “Ele é holandês”, e assim por diante. Então, a gente vai usar esse verbo ‘ser’ pra falar de coisas mais permanentes, então: “Ele é bonito” – “Ele é alto” – “A casa é grande”, e assim por diante.
E agora a gente já pode ir pro segundo verbo, que é o verbo ‘estar’, que ele é relacionado com esse primeiro aqui, e acontece que em muitas línguas não existe essa diferença entre ‘ser’ e ‘estar’. Por exemplo, em inglês existe o verbo “to be”, que serve tanto pra ‘ser’ quanto pra ‘estar’.
Mas português e muitas outras línguas, principalmente as línguas latinas, fazem essa diferença. E ‘estar’, então: “Eu estou cansado” – “Eu estou dormindo”. Ele é usado pra falar de coisas mais temporárias.
Tem muita gente que não entende, que se confunde com essa diferença entre ‘ser’ e ‘estar’, mas é basicamente isso. O verbo ‘ser’ é usado pra coisas mais permanentes, então: “Eu sou alto” – “Eu sou brasileiro” – “Ela é bonita – “Ele é italiano”, e assim por diante; e o verbo ‘estar’ é usado pra coisas um pouco mais temporárias, então: “Eu estou cansado”, mas daqui a pouco eu não vou estar mais cansado, é uma coisa temporária.
Se você falar: “Eu sou cansado”, isso dá a impressão que você é sempre cansado, isso é uma coisa permanente, você 100% (cem por cento) do tempo é uma pessoa cansada, e não faz muito sentido. A gente não usa geralmente assim, nesse sentido.
E aí, a gente tem o terceiro verbo, que é ‘ir’, que em inglês seria ‘to go’. Então, você usa pra se movimentar, é claro. A gente pode dar alguns exemplos aqui: “Eu vou trabalhar”, então a conjugação: “eu vou” – “você vai” – “ele vai” – “nós vamos”, e assim por diante.
Então, “Eu vou trabalhar” – “Ela vai estudar” – “Ele vai na farmácia”; então sempre pra você indicar esse movimento, como no verbo ‘to go’. Aqui os exemplos que eu dei estão no Presente, mas eu poderia dar exemplos no Passado também.
Então, “Ontem eu fui em uma festa”, então aqui o verbo ‘ir’ se transforma em ‘fui’ no passado. “eu fui” – “você foi” – “ele foi”. É um verbo irregular, por isso você tem que aprender bem a conjugação dele, mas eu não estou aqui para ensinar conjugação, mas sim pra falar desses verbos mais importantes.
O quarto verbo aqui vai ser um muito importante, muito bom, que é o verbo ‘comer’, que em inglês seria ‘to eat’. Quando você vai comer alguma coisa. Então, “eu como” – “você come” – “ele come”.
Então, “Eu como peixe cru”, por exemplo, se você gosta de sushi, você pode falar: “Eu como peixe cru”. Ou “Ela não come peixe”, se ela tem alguma alergia, por exemplo, ou não gosta, então você pode falar: “Ela não come peixe”. Ou no passado: “Ontem eu comi uma pizza deliciosa”. Também aqui é um verbo regular, então a conjugação dele aqui é bem tranquila.
O quinto verbo, também relacionado a isso, ao quarto, vai ser o verbo ‘beber’, que esse é ‘to drink’ em inglês. Então, “Eu bebo cerveja, mas ele bebe vinho” – um exemplo aqui pra vocês. Ou então, usando no passado também: “Ontem eu bebi muito”, que aí você… “Yesterday I drank a lot”, seria em inglês. Então aqui também é um verbo regular, muito fácil de conjugar ele.
O sexto verbo aqui vai ser ‘fazer’, que é um verbo que seria em inglês ‘to do’ ou ‘to make’. Em inglês tem dois verbos pra isso, em português tem só o verbo ‘fazer’, pra indicar coisas que você tem que fazer, e ele é um verbo irregular, então “eu faço” – “você faz” – “ele faz” – “nós fazemos”, no Presente; e no Passado, “eu fiz” – “ele fez” – “você fez”.
Então dando alguns exemplos aqui: “Eu faço curso de inglês, mas ela faz curso de italiano”. Ou então você pode usar também pra comida: “Ontem eu fiz um bolo muito bom”, ou seja, você preparou esse bolo, você cozinhou esse bolo – aqui mais dois verbos pra vocês, ‘preparar’ e ‘cozinhar’.
E você pode usar ele também no gerúndio. A gente usa muito a forma do gerúndio em português. Então, “Eu estou fazendo um bolo agora”, por exemplo, se o bolo ainda está no forno.
O sétimo verbo aqui também é muito importante, que é o verbo ‘trabalhar’, ‘to work’ em inglês, que é uma das coisas que você mais faz na vida, né, trabalhar. E é um verbo regular, então a conjugação é muito tranquila, muito fácil. Então, “eu trabalho” – “ele trabalha”; e no Passado, “eu trabalhei”.
Então, “Eu trabalho todos os dias” – “Ele trabalha como engenheiro” – “Ontem eu trabalhei muito”, aqui no Pretérito Perfeito. Também a gente pode ver um exemplo no Pretérito Imperfeito: “Eu trabalhava todos os dias da semana, mas agora eu só trabalho de segunda a sexta”.
Então, uma frase longa, uma frase grande, mas aí você fala alguma coisa que você fazia no passado, durante algum tempo, tem ali o tempo ‘continuous’, que seria em português o Pretérito Imperfeito. Então, “Eu trabalhava todos os dias, mas agora eu trabalho de segunda a sexta” – segunda a sexta-feira, que são os dias da semana: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira.
O oitavo verbo aqui é ‘estudar’, que também é relacionado, porque quem não trabalha geralmente estuda. Então, é um verbo também muito importante, e em inglês seria ‘to study’, mas em português a conjugação dele é muito fácil também: “eu estudo” – “você estuda” – “eu estudei”.
É um verbo regular, e você pode falar: “Eu estudo português”, ou então, se você estiver fazendo isso agora, nesse momento: “Eu estou estudando português”. Aí, novamente um exemplo com o verbo no gerúndio.
O nono verbo é ‘falar’, que em inglês geralmente pode ser ‘to speak’, ou ‘to talk’, ou às vezes também ‘to say’. Às vezes a gente traduz ‘to say’ como falar, mas geralmente, a tradução mais normal é ‘to speak’; e você pode usar, a gente vai dar alguns exemplos aqui: “Eu não falo português”, ou “Eu falo português”.
Você está aprendendo! Se você entende tudo o que eu estou falando aqui agora, você fala português, com certeza. E você pode usar esse verbo pra qualquer coisa: “Eu estou falando agora”, mais um exemplo aqui pra vocês.
E o décimo e último verbo hoje é o verbo ‘entender’, que em inglês seria ‘to understand’, e você pode usar… é muito importante quando você vai em um país que você não fala muito bem a língua.
Então, você pode falar: “Eu não entendo muito bem quando as pessoas falam”, ou se alguém falou alguma coisa e você não entendeu, você fala: “Desculpa, eu não entendi, você pode repetir?” Então, também é um verbo muito importante pra você usar, um dos primeiros verbos que você vai aprender em português.
Mas eu queria, é claro, reforçar aqui esses verbos e dar alguns exemplos muito legais de uso de todos eles.
Então por hoje é isso, pessoal. Como sempre, a gente tem o arquivo PDF com a transcrição desse vídeo aqui na descrição. E se você não conhece o meu e-book, vai ali que também tem sempre na descrição do YouTube, do Instagram, sempre vai ter ali o meu e-book grátis.
E-book e audiobook que vai te ensinar como aprender português com os melhores métodos que eu usei pra aprender outros idiomas.
Então é isso pessoal, até a próxima. Tchau Tchau!