Se inscreva agora mesmo no meu canal no Youtube para não perder nenhum vídeo: clique aqui.

Baixe o arquivo PDF aqui.
Escute no Spotify aqui.

Transcrição:

E aí, galera do Time to Learn Portuguese. Aqui é o Fabrício Carraro de novo, e no vídeo de hoje eu vou mostrar para vocês 12 verbos irregulares em português, ou seja, verbos cuja conjugação não segue exatamente aquela estrutura que a gente já aprendeu aqui em vídeos anteriores. Eu tenho um vídeo aqui explicando como conjugar os verbos em português no Presente e tenho um outro vídeo explicando como conjugar os verbos no Pretérito Perfeito, que é uma das formas do passado em português.

E como eu disse, esses verbos aqui, eles são irregulares, ou seja, eles não seguem aquela fórmula. Por isso, eu vou mostrar aqui para vocês alguns dos verbos irregulares mais importantes, 12 deles, e também a conjugação deles tanto no Presente quanto no Pretérito Perfeito. Mas para não ficar um vídeo grande demais, eu vou mostra para vocês só a conjugação na primeira pessoa do singular, que seria EU, a terceira pessoa do singular, que seria ELE (mas como vocês sabem, você também pode usar essa mesma conjugação pra formar o VOCÊ, o ELA e o A GENTE, além do ELE). E também a conjugação da terceira pessoa do plural, que seria ELES ou ELAS, mas você também pode usar para formar o VOCÊS.

Então, vamos lá começar com o primeiro verbo, que é o verbo mais importante talvez, é o verbo SER. Em português é um verbo irregular, como na maioria das línguas, eu acredito. E a conjugação dele no Presente nessas 3 formas vai ser EU SOU, ELE É e ELES SÃO, ou então, no Pretérito Perfeito, EU FUI, ELE FOI e ELES FORAM.

O segundo verbo é o verbo ESTAR. É muito comum para estrangeiros confundirem o verbo SER e o verbo ESTAR, mas eles são diferentes. Mas a conjugação do verbo ESTAR é EU ESTOU, ELE ESTÁ, ELES ESTÃO. E uma coisa que acontece aqui na fala e também na escrita mais informal na internet, por exemplo, é que as primeiras duas letras: E e S, elas desaparecem. Então, você não fala EU ESTOU, você fala EU TOU. Você não fala ELE ESTÁ, você fala ELE TÁ, Você não fala ELES ESTÃO, você fala ELES TÃO. Então, elas desaparecem na fala. E no Pretérito Perfeito aqui seria EU ESTIVE, ELE ESTEVE e ELES ESTIVERAM.

Continuando, o terceiro verbo de hoje aqui é o verbo IR, que ele também é irregular, claro, senão não estaria aqui, e as formas dele no Presente são EU VOU, ELE VAI, ELES VÃO. E no Pretérito Perfeito EU FUI, ELE FOI, ELES FORAM. E você pode notar que no Pretérito Perfeito, o verbo SER e o verbo IR são iguais, é exatamente a mesma conjugação, mas o contexto vai deixar claro se está sendo usado o verbo SER ou o verbo IR aí no Pretérito Perfeito.

O quarto verbo seria o verbo PODER, que no Presente vai ser EU POSSO, ELE PODE e ELES PODEM. E no Pretérito Perfeito EU PUDE, ELE PÔDE, ELES PUDERAM, é bem irregular esse.

O quinto verbo é o verbo SABER, que talvez você já conheça. A gente já fez um vídeo anteriormente aqui no canal falando sobre a diferença entre os verbos SABER e CONHECER. Mas a conjugação de SABER no Presente é EU SEI, ELE SABE, ELES SABEM. E no Pretérito Perfeito EU SOUBE, ELE SOUBE, ELES SOUBERAM.

O verbo número seis é o verbo FAZER, que no Presente é EU FAÇO, então vai ter um C cedilha aqui. A terceira pessoa ELE FAZ, e na terceira pessoa do plural ELES FAZEM. E no Pretérito Perfeito EU FIZ, ELE FEZ, ELES FIZERAM.

O verbo número sete aqui é o verbo TER, que vai ter a conjugação EU TENHO, ELE TEM, ELES TÊM. Então, olha que a diferença entre a terceira pessoa do singular e a terceira pessoa do plural é simplesmente esse acento circunflexo. ELE TEM, não tem acento. ELES TÊM, tem o acento circunflexo, o chapeuzinho. Mas no Pretérito Perfeito vai ser EU TIVE, ELE TEVE, ELES TIVERAM.

Próximo, o oitavo verbo é QUERER, que vai ter a conjugação EU QUERO, ELE QUER, ELES QUEREM. E no Pretérito Perfeito EU QUIS, ELE QUIS, ELES QUISERAM. Bem diferente, né?

O próximo é o verbo PEDIR, que no Presente vai ser EU PEÇO, VOCE PEDE, ELES PEDEM. E no Pretérito Perfeito EU PEDI, ELE PEDIU, ELES PEDIRAM.

O verbo número dez que a gente vai ver hoje é o verbo VIR, que é bem irregular também, que ele vai ter as formas no Presente: EU VENHO – olha como muda, é bem diferente – EU VENHO, ELE VEM, ELES VÊM. Então, exatamente igual o verbo TER, ele vai ter esse chapeuzinho para fazer a diferença entre a terceira pessoa do singular e a terceira pessoa do plural. E no Pretérito Perfeito vai ser EU VIM, ELE VEIO, ELES VIERAM. Bem diferente, né?

Chegando no final, o penúltimo verbo é TRAZER, que também é bem irregular. No Presente vai ser EU TRAGO – então muda de TRAZER, da letra Z para a letra G, EU TRAGO. Mas depois vai ELE TRAZ e ELES TRAZEM. E note que como tem esse Z aí no final, na pronúncia a gente coloca uma letra “I”. Então, normalmente, a gente não vai falar ELE TRAZ, a gente vai falar na maior parte do Brasil, ELE “TRAIZ”. Coloca uma letra “I” invisível aí no meio. E no passado,  ele também é bem diferente, que vai ser EU TROUXE, ELE TROUXE e ELES TROUXERAM. Também bem diferente aí, inclusive com a letra X, mas o som não é de Xiii é um som de S, né? “TROUXE”.

E para a gente terminar aqui, o décimo segundo verbo, o verbo número doze é DIZER, que no Presente vai ser EU DIGO, ELE DIZ, ELES DIZEM; e no Pretérito Perfeito EU DISSE, ELE DISSE, ELES DISSERAM. Também um verbo muito importante aqui.

E eu espero que vocês tenham aprendido verbos novos, conjugações novas aqui comigo nesse vídeo. E lembrando que agora eu tenho um Patreon, se você quer apoiar o meu canal, apoiar o Time To Learn Portuguese para a gente continuar a ter sempre vídeos aqui GRÁTIS, conteúdo grátis de português para vocês, com legenda, também com o arquivo PDF, que você pode baixar grátis aqui na descrição. É só me apoiar no Patreon. O link está aqui embaixo na descrição ou então na Bio do Instagram.

Além disso, como sempre, eu tenho meu e-book e audiobook “COMO APRENDER PORTUGUÊS”, que você pode baixar para ver os melhores métodos que eu usei e uso para aprender línguas estrangeiras. Ele é completamente em português, tanto o áudio quanto o e-book, mas no e-book você também encontra a tradução para o inglês. Então, você pode escutar em português, lendo em português, e aí, se você não entender alguma coisa, é só ir na tradução em inglês para buscar ali. E também o e-book e audiobook você pode encontrar aqui na descrição desse vídeo ou então na Bio do Instagram.

Mas por hoje é isso, galera. Até a próxima! Tchau tchau!