Se inscreva agora mesmo no meu canal no Youtube para não perder nenhum vídeo: clique aqui.

Baixe o arquivo PDF aqui.

Transcrição:

E aí galera do Time to Learn Portuguese. Aqui é o Fabrício Carraro de novo, e no vídeo de hoje, a gente vai ter um vlog de viagem comigo pela Armênia.

Como vocês podem ver, tem bastante vento, então, o meu cabelo está voando muito, mas também vale a pena por causa dessa vista linda, o Monte Ararat ali no fundo. É um monte, uma montanha símbolo da Armênia, e que hoje em dia fica no território da Turquia, mas você pode ver esse monte, essa montanha a partir da Armênia muito bem.

Agora, nesse momento, nesse primeiro momento do vlog, eu tô num monastério que se chama “Khor Virap”. Traduzindo, é algo como “O Calabouço Profundo”, alguma coisa assim, que hoje em dia é uma igreja, é um monastério, mas muito antigamente era um lugar pra prender os cristãos, as pessoas que tinham essa religião.

E aí, diz a lenda que São Gregório, que era uma pessoa que morava aqui nessa região, ele passou, se não me engano, 13 meses ou 13 semanas preso nesse calabouço, nesse lugar, e depois que ele saiu, ele decidiu construir igrejas cristãs pela Armênia inteira. 

Ele é um símbolo muito forte na Armênia – São Gregório, o Iluminador. Ele que espalhou o cristianismo aqui nessa região muito tempo atrás e por isso mesmo dizem que a Armênia é o primeiro país do mundo que oficialmente adotou a religião cristã. 

Então, os armênios são muito orgulhosos disso e eu vou mostrar pra vocês daqui a pouco um pouquinho mais da Armênia de outras partes.

Bom, galera, aqui é o segundo lugar, é o Monastério de “Noravank”. É um complexo, na verdade, de monastérios. Bem lindo! Tem algumas igrejinhas, você pode ver a primeira, a segunda. Eu vou mostrar também de outro ângulo pra vocês verem.

Aqui, uma dessas igrejas, a da direita, estava destruída até os anos 80, 90, mais ou menos. Elas foram construídas no século 12, século 13, e aconteceram muitas coisas, ela estava destruída, mas recentemente uma família fez uma doação, e aí, eles reconstruíram, renovaram uma boa parte do monastério, da igreja, e ela está bem bonita agora, está realmente impressionante a vista aqui.

E esse é o último ponto da viagem, pessoal. A gente está em Tatev, no monastério, como vocês podem ver ali atrás. Pra chegar até aqui, a gente passou pelo maior teleférico duplo do mundo, está no livro dos recordes, no Guinness.

E depois, você chega nessa região, que é no meio de uma cadeia de montanhas. É realmente muito lindo, eu vou mostrar pra vocês algumas imagens também disso. E claro, vocês podem ver as igrejas aqui atrás, do monastério.

Era um dos maiores monastérios da época aqui no sul da Armênia. Na época de maior uso, tinha mais de mil monges ao mesmo tempo, então, vocês podem imaginar, e eles preservavam as escritas em armênio, né?

E chegou uma época quando os soviéticos vieram invadir a Armênia, 1918 mais ou menos, que teve uma briga pela região de Nagorno-Karabakh, que ainda existe essa guerra entre Armênia e o Azerbaijão. Nesse período, essa região aqui de Tatev, ela era muito forte. 

Antes mesmo, ela já era forte, ela quis se separar da igreja principal da Armênia, que fica em “Etchmiadzin”, perto de Yerevan, mas depois ela voltou a ficar sob o poder dessa principal igreja de Etchmiadzin.

E também, finalmente, em 1918, 1920, mais ou menos, teve essa invasão soviética e essa briga por Nagorno-Karabakh, e o líder aqui da região decidiu declarar independência. Então, por dois anos, se não me engano, essa zona inteira aqui de Tatev, uma parte de Nagorno-Karabakh, uma parte lá de Noravank também, que foi o monastério que a gente viu antes desse, foram independentes, mas depois, a União Soviética veio e tomou tudo de volta.

Mas é um lugar muito legal, que eu recomendo muito que vocês visitem, tanto a parte do teleférico, quanto o monastério e as montanhas também, vale muito a pena!

Mas por hoje é isso, pessoal. Espero que vocês tenham gostado dessa viagem comigo. Se você quer apoiar o canal Time to Learn Portuguese pra ter cada vez mais vídeos interessantes, eu tenho um Patreon. Você pode colaborar, o link está aqui na descrição. E como sempre aqui, o nome dos meus queridos Patreons, vocês ajudam muito o canal a continuar aqui!

Então, pessoal, até a próxima! Tchau tchau.