Se inscreva agora mesmo no meu canal no Youtube para não perder nenhum vídeo: clique aqui.

Baixe o arquivo PDF aqui.
Escute no Spotify aqui.

Transcrição:

E aí, galera do Time to Learn Portuguese. Aqui é o Fabrício Carraro de novo, e como vocês estão vendo, eu me mudei. Eu estou pela primeira vez gravando do apartamento novo.

Mas nesse vídeo de hoje, eu queria falar para você que já pensou em estudar português, que quer estudar português ou qualquer outra língua, na verdade, inglês, italiano, espanhol, russo, não importa. Mas você sempre cria um problema, você diz que não tem tempo para aprender essa língua.

Eu sei que você já falou isso alguma vez na sua vida, e  eu quero mostrar para vocês alguns modos, algumas maneiras de criar esse tempo para você usar no aprendizado de uma língua estrangeira nova, seja lá qual ela for. Pode ser português aqui comigo, mas pode ser uma outra língua com outros maravilhosos professores, seja no YouTube, ou seja em um curso que você compra autodidata.

Eu acho que uma das questões mais fortes que estão por trás dessa afirmação que você “não tem tempo para estudar, para fazer nada”, é que muitas pessoas ainda imaginam aquele estudo antigo, que você tem que sentar, ficar uma hora, duas horas em uma sala de aula, olhando para o professor. E tem métodos muito melhores hoje em dia para você aprender uma língua estrangeira.

Eu falo da maioria desses métodos no meu e-book e audiobook “COMO APRENDER PORTUGUÊS”, que você pode baixar de maneira totalmente grátis aqui na descrição desse vídeo ou lá na Bio do Time to Learn Portuguese no Instagram, mas eu vou trazer alguns desses métodos nesse vídeo aqui para vocês também.

Eu sei que muitos de vocês realmente têm um dia muito difícil, muito atribulado (uma boa palavra aí para vocês), cheio de coisas… e têm estudos, universidade, trabalho, alguns têm filhos também, namorada, namorado, marido, esposa, e têm que conciliar todas essas coisas. É realmente complicado, é realmente difícil.

E claro, o aprendizado de uma língua nova, se for por hobby, ou mesmo não sendo por hobby, ele sempre vem com uma prioridade um pouco mais baixa na nossa vida. Quando você quer começar a aprender, você tem uma motivação, você faz ali algumas aulas em um aplicativo ou em algum livro que você comprou, mas depois, essa motivação começa a cair, e você vai deixando de lado, abandonando aquela língua e falando que você não tem tempo.

É claro, é principalmente uma questão de prioridades. Você tem outras coisas que você faz na sua vida que, naquele momento, têm uma maior prioridade para você. E eu acho que aqui é a primeira mudança de paradigma, de “mindset” que você pode fazer na sua vida. O melhor… escuta aqui que eu vou falar bem baixinho… O MELHOR MODO de você aprender uma língua nova é você estudando todos os dias.

E você pode me falar, “Fabrício você está louco. Você me falou que eu não tenho tempo, realmente, e agora você está me falando que eu tenho que estudar todos os dias?”

Sim, mas não daquele jeito antigo de você sentar e ficar uma hora todos os dias aprendendo aquela língua, não. Você estudar todos os dias, sim, mas por tempos menores. Em vez de você estudar uma hora, duas horas, você fazer quinze minutos por dia de estudos daquela língua, seja o português, seja o inglês, seja o francês, não importa.

E você pode me perguntar, “Mas como assim 15 minutos? Eu não consigo nem abrir o meu livro em 15 minutos”. Sim, eu entendo isso. No começo vai ser sempre um pouco mais complicado, porque você tem muitas coisas para aprender, muitas coisas novas, mas tem maneiras de você focar nas coisas mais importantes.

Então, em vez de você usar aquelas listas enormes de palavras, né, aprender todas as cores, aprender todos os animais do zoológico, essas são coisas que não fazem sentido para quem está começando no idioma. É melhor você aprender as coisas mais úteis.

Você quer aprender cores? Tudo bem. Aprende as mais usadas: preto, branco, vermelho e azul. Você quer aprender animais? Tudo bem. Aprende os animais mais usados: gato e cachorro. Talvez rato também se você quiser, papagaio. Mas você focar nas coisas que têm mais frequência.

E além disso, mais importante do que isso, é você focar nas palavras mais importantes da língua que são os VERBOS. Sem verbo não existe frase. Você raramente vai poder fazer alguma frase, usar no seu dia a dia uma frase que não tenha um verbo nela. Então, por isso, é muito bom você se focar em verbos, aprender novos verbos, principalmente aqueles verbos mais usados também.

Você pode usar aquele conselho da frequência aqui também para os verbos, né? Os verbos mais frequentes em português, por exemplo. Existem milhares de listas na internet. Eu tenho, inclusive, aqui no canal uma lista de alguns dos verbos mais usados em português, e é uma coisa que você pode fazer pouco a pouco.

Você aprende, por exemplo, cinco verbos hoje com a conjugação no Presente. Amanhã, você vai usar os mesmos cinco verbos com a conjugação no Passado, talvez, no Pretérito Perfeito. E como você sabe, em português a gente não usa o Futuro. Então, você pode usar talvez o Pretérito Perfeito em um dia e o Pretérito Imperfeito em um outro dia.

E claro, não só deixar isso como palavras soltas, mas sempre tentar colocar em um contexto, criar frases para isso. Por exemplo, você vai pegar hoje o verbo DAR no Presente. Você vê lá: “eu DOU, você DÁ, ele DÁ, nós DAMOS, vocês DÃO, eles DÃO”, beleza. Começa a criar uma frase para esses verbos. Então: “Eu sempre dou flores para a minha mãe”, “Ele sempre dá chocolates para a namorada dele”, coisas assim.

No dia seguinte, você quer falar sobre o passado: “eu DEI, você DEU, ele DEU”, etc. “Eu dei um relógio de presente para o meu pai”. Então, olha quantas palavras novas você consegue aprender! Você pensa em uma frase que você usaria normalmente na sua língua nativa, você transforma ela para o português, e aí, olha quantas palavras!

Você consegue aprender, além da conjugação do verbo “DAR”, você também consegue aprender a palavra “relógio”, a palavra “presente”, a palavra “chocolate”, a palavra “namorada”, a palavra “pai”, e assim por diante. Essa é uma das maneiras de você fazer isso: pensando em frases na sua língua nativa, e aí, transformando elas para o português, sempre, claro, com um contexto.

E uma outra maneira que eu quero falar aqui é usar flashcards. Existem muitos aplicativos de flashcards por aí. O mais famoso deles é o Anki, que para Android é Ankidroid, mas para iPhone, eu acho que é só Anki mesmo. E você pode inserir nesse aplicativo todas essas palavras com a frase de exemplo e fazer um joguinho.

Então, por exemplo, se a sua língua nativa for o espanhol, você pode colocar na frente desse card a palavra, por exemplo, “ROJO”, e aí: “MI COCHE ES ROJO”. E aí, atrás do flashcard, que é o que você vai ter que adivinhar, você coloca em português: “VERMELHO”, “O MEU CARRO É VERMELHO”.

E aí, coloca muitas dessas palavras, um pouquinho todos os dias, né? E aí, imagina que você consegue colocar 10 frases novas por dia. Depois de uma semana, você vai ter 70 frases; depois de um mês, você vai ter 300 frases. Olha como isso cresce!

E aí, esses aplicativos de flashcards, como o Anki, eles conseguem te mostrar isso em um algoritmo de Repetição Espaçada (em inglês é chamado de Spaced Repetition). Então, você vai analisando essas frases, essas palavras, se foi muito fácil, se foi fácil, se foi médio, se foi difícil. E aí, o algoritmo inteligente, ele entende como você se sente em relação àquele flashcard, e aí, ele vai te mostrar isso muito mais para a frente ou mais perto. Se é uma coisa que você acha muito fácil muitas vezes na sequência, ele vai entender: “Opa, o Fabrício acha esse flashcard muito fácil, então, eu só vou mostrar para ele de novo daqui um mês”. E depois de um mês, você clica de novo “Muito fácil”, ele: “O Fabrício sabe isso daqui muito bem, então, eu só vou mostrar para ele de novo daqui a dois ou três meses”.

Mas se, por exemplo, na hora de estudar aquele flashcard, você se esqueceu, você errou, ele vai entender: “Opa, o Fabrício teve dificuldade com esse flashcard, então, eu vou mostrar para ele de novo amanhã”. É um método muito legal, que você pode fazer tanto adicionando novas frases e novas palavras-chave ali, e aí, estudando essas frases e palavras novas adicionadas, e isso vai te tomar, ali, uns 15, no máximo 25 minutos por dia, se você tiver muitas frases.

Se você tiver só 5 frases, por exemplo, isso vai te tomar, ali, uns 10 minutos e tranquilo. O importante é você fazer um pouquinho todos os dias para criar esse ambiente de imersão ao seu redor. Então, o seu cérebro vai começar a pensar que português é uma língua importante, e então, vai começar a fazer as conexões melhor, de uma maneira que você consiga acessá-las mais rápido. E com o tempo, você vai ficar cada vez mais fluente em português ou na língua que você estiver aprendendo.

Mas por hoje é isso, pessoal. Eu espero que vocês tenham gostado dessa dica aqui, de aprender línguas estrangeiras, que você possa usar ela para aprender o português.

E como eu sempre digo, se você quer apoiar o canal Time to Learn Portuguese, você tem o meu Patreon aqui na descrição desse vídeo ou lá na Bio do meu Instagram também, @TimeToLearnPortuguese, e você pode colaborar com o valor que você quiser, para eu continuar a fazer sempre vídeos novos para você aqui, com legendas, com o arquivo PDF, sempre da melhor maneira para te ajudar a aprender português. Beleza, pessoal?

Então, até a próxima, tchau tchau.